quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MP verifica empresas fantasmas em CDE

25.11.10 - Nome mais conhecido da unidade anticorrupção do Ministério Público do Paraguai, o promotor Arnaldo Giuzzio esteve na região de Ciudad del Este, nesta quarta-feira (24), para verificar o endereço de importadoras denunciadas em um esquema de fraude tributária contra o Estado paraguaio.

Reprodução / ABC Digital

A operação foi acompanhada por Tito Ibarrola, titular da divisão de Investigação Tributária e Detecção de Fraude da Subsecretaria de Estado de Tributação (SET). Em declarações reproduzidas pelo jornal ABC Color, Ibarrola deu detalhes sobre a fraude investigada.

O que estas empresas fazem é armar todo um esquema para aumentar gastos ou criar gastos fictícios. Logo depois, fecham as portas e pedem ao Estado a devolução de créditos, coisa que não corresponde”, afirmou Ibarrola.

Em um dos locais vistoriados, Giuzzio encontrou apenas um depósito vazio, enquanto que, em outro, deparou-se com um conhecido motel da cidade de Presidente Franco, cujo endereço foi utilizado pelos falsários para registrar uma importadora que teria movimentado, entre 2009 e 2010, mais de US$ 4 milhões.

Os nomes das firmas e empresários envolvidos são manejados com reserva pelo Ministério Público, embora o ABC Color cite, nominalmente, as importadoras San Miguel e Litoral e seus supostos proprietários, Mario Alberto Duarte e Nelson Espínola, que seriam, na verdade, pessoas de escassos recursos.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Jornal denuncia propina para importação de perfumes

17.11.10 - O jornal ABC Color publicou, nesta terça-feira (16), uma grave denúncia contra o assessor jurídico da Câmara de Importadores de Perfumes e Cosméticos do Paraguai, acusado de cobrar propina de comerciantes não-filiados à instituição. Mais...

Paraguai aumenta tarifação sobre cigarros

22.11.10 - A partir do mês de dezembro, cigarros nacionais ou importados devem ficar mais caros no Paraguai. É o que prevê o Decreto Presidencial nº 5.445, assinado pelo presidente Fernando Lugo, dispondo o aumento de alíquotas e impostos. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.