sábado, 20 de novembro de 2010

Mutirão paranaense é modelo para o Paraguai

20.11.10 - Mutirão que reúne, em um único local, serviços de documentação, saúde e orientações diversas, o “Paraná em Ação” servirá de modelo para a aplicação de iniciativa similar no Paraguai, passando a fazer parte das políticas públicas para o setor social previstas pelo governo de Fernando Lugo.

Imagem: Agência Estadual de Notícias (AEN)

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), a exportação do modelo foi confirmada pelo coordenador-geral do programa, Marcírio Machado Sobrinho, convidado para dar palestra, neste final de semana, a funcionários do governo paraguaio reunidos em Ciudad del Este.

Milton Buabssi, secretário de Relações com a Comunidade, relembrou que o interesse do país vizinho não é de hoje, tendo sido manifestado desde a primeira edição do mutirão na região de fronteira.

O interesse dos paraguaios, em particular, pelos projetos desenvolvidos pelo Paraná, é muito grande. Essa relação já existe desde a primeira edição do Paraná em Ação em Foz do Iguaçu, onde fizemos um trabalho excepcional de documentação dessa parcela da população brasileira que mora no Paraguai”, afirmou.

A intenção do governo paraguaio, ao importar o modelo, é concentrar a maior variedade possível de serviços gratuitos e levá-los, em formato de feira itinerante, a municípios onde habitualmente a presença do Estado é escassa. A articulação estará, inicialmente, a cargo do Ministério da Agricultura.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai regulariza brasileiros em Ciudad del Este

13.11.10 - Teve início na última quinta (11) e vai até terça-feira (16), no Salão Social da Área 2, em Ciudad del Este, a sexta edição do mutirão conjunto Paraguai / Brasil para a documentação de brasileiros residentes em situação irregular no país vizinho. Mais...

Brasiguaios do MST fazem protesto em MS

13.11.10 - Cerca de 1,5 mil agricultores brasileiros, que retornaram do Paraguai após problemas com os camponeses locais, fizeram na última quinta-feira (11) um protesto às margens da BR-163, em Itaquiraí (MS), local onde encontram-se acampados. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.