sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Operação Matriz desarticula esquema de tráfico

26.11.10 - A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (25), em cinco estados do país, sua “Operação Matriz”, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico de drogas coordenado por um traficante brasileiro recluído em uma cadeia do Paraguai.

Imagem: Polícia Federal

De acordo com a delegacia da PF em Caxias do Sul, a operação resultou na prisão de 36 indivíduos, sendo 22 no Rio Grande do Sul, oito em Mato Grosso, dois em Mato Grosso do Sul, um em Santa Catarina e três no Paraguai, onde as prisões foram feitas em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD).

Houve, ainda, a apreensão de 24 veículos, R$ 200 mil, US$ 4 mil, quatro armas e munições. Durante as investigações, que tiveram início há cerca de dois anos, os policiais apreenderam, em diferentes procedimentos, 175 quilos de entorpecentes trazidos ao Brasil via Paraguai.

A estimativa da PF, porém, é de que o grupo movimentasse, por mês, algo em torno de meia tonelada de cocaína, transportada por via terrestre, em pequenas quantidades, ou “arremessada” em aeroportos da fronteira por pequenas aeronaves cujos pilotos arriscam-se em voos rasantes.

O nome do coordenador do esquema não foi mencionado pela PF, porém, pelas características divulgadas (antecedentes na cidade de Balneário Camboriú em 1994 e reclusão na Penitenciária Nacional de Tacumbú, em Asunción), trataria-se de Jarvis Pavão, preso em dezembro de 2009, na zona rural de Yby Yaú.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Advogadas do PCC” são expulsas do Paraguai

24.11.10 - Em ação na tarde desta terça-feira (23), em Pedro Juan Caballero, agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) detiveram e expulsaram dois homens e duas mulheres de nacionalidade brasileira, suspeitos de vínculos com o PCC. Mais...

Polícia Civil faz arrastão contra a criminalidade

19.11.10 - A Polícia Civil do Paraná empreendeu, nas últimas 72 horas, um verdadeiro “arrastão” contra a criminalidade no interior do estado, com o cumprimento de 699 mandados de busca, apreensão ou prisão e a captura de 279 indivíduos suspeitos ou foragidos. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.