sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Paraguai anuncia aquisição de terras para reforma

19.11.10 - Responsável pela gestão dos programas de reforma agrária em território paraguaio, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e da Terra (INDERT) anunciou, nesta quinta-feira (18), a compra de 69,8 mil hectares destinados ao assentamento de cerca de sete mil famílias.

De acordo com a agência pública IP Paraguay, do total de terras a serem adquiridas pelo instituto ainda em 2010, destaque para os 68 mil hectares do imóvel conhecido como “Ex-Finap”, situado entre os departamentos (estados) de San Pedro, Caaguazú e Canindeyú, abarcando áreas de quatro municípios.

Também em San Pedro, departamento onde a situação de desigualdade na posse da terra é mais evidente, outros 1,8 mil hectares de terra beneficiaram 150 famílias que já encontram-se no local e aguardam, apenas, pela regularização de seus títulos de propriedade.

O plano de compra de terras por parte do INDERT não inclui, ao contrário de pressões exercidas por grupos camponeses de San Pedro e Amambay, a fazenda do brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira, que colocou parte de seus 21 mil hectares à disposição do governo para a criação de uma colônia agrícola.

Nos primeiros meses do governo Lugo, a transação esteve prestes a ser concluída, porém, denúncias de superfaturamento e irregularidades nas escrituras originais, publicadas pelo jornal ABC Color, frustraram a intenção de Teixeira e de camponeses que, na visão do principal jornal do Paraguai, seriam seus aliados.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Camponeses fazem chamado à desobediência civil

16.11.10 - Aglutinados na Coordenadoria Nacional de Organizações de Base na Luta pela Reforma Agrária e a Soberania (CARPEROS), camponeses de 10 dos 17 departamentos (estados) do Paraguai fizeram, neste final de semana, um chamado à desobediência. Mais...

Camponeses ameaçam “reação violenta” no Paraguai

10.11.10 - Revoltados com a decisão da Câmara dos Deputados de incluir, na lei orçamentária para 2011, um artigo dispondo a proibição da compra das terras do brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira, camponeses ameaçam com atos de violência em todo o país. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.