segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Paraguai apoia Lula para secretaria da Unasul

29.11.10 - Lula, por enquanto, ainda nega a intenção. Porém, caso decida candidatar-se à secretaria-geral da União das Nações Sulamericanas (UNASUL), terá o apoio do Paraguai para ocupar o cargo que, anteriormente, era exercido pelo argentino Néstor Kirchner.

Imagem de arquivo / Presidência do Paraguai

Este é um dos reflexos da cúpula realizada na semana passada na cidade de Georgetown, capital da Guiana, onde tanto Lula, como o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, estiveram presentes para debater os rumos daquele que foi criado com a ambição de tornar-se o principal bloco político sulamericano.

Em declarações reproduzidas pela imprensa brasileira, Marcelo Baumbach, porta-voz da presidência brasileira, negou que Lula tenha interesse em assumir a secretaria-geral da entidade. Héctor Lacognata, chanceler paraguaio, disse que, caso a candidatura ocorra, terá o apoio do Paraguai.

Sucessão à parte, a reunião da UNASUL serviu, entre outros pontos, para a aprovação do chamado “compromisso democrático”, pelo qual os países-membros comprometem-se a garantir a vigência da democracia e prometem sanções e isolamento ao país cuja institucionalidade for corrompida.

Outra decisão relevante foi a retomada das relações diplomáticas entre Equador e Colômbia, interrompidas em março de 2008, por conta de ataques colombianos a alvos das FARC's acampados dentro do território equatoriano. Peru, Bolívia, Uruguai e Chile enviaram apenas representantes diplomáticos.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Última quimioterapia de Lugo será no Brasil

26.11.10 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, virá ao Brasil na próxima terça-feira (30) para internar-se no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Na capital paulista, Lugo fará exames e enfrentará a sexta e última sessão de seu tratamento de quimioterapia. Mais...

Adesão venezuelana volta à pauta no Paraguai

26.11.10 - O governo do Paraguai voltou a apresentar ao Congresso, nesta quinta-feira (25), o pedido de adesão da Venezuela ao Mercosul. Para tornar-se sócio, o país de Hugo Chávez depende, ainda, da aceitação do pedido por parte dos parlamentares paraguaios. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.