quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Paraguai reajusta preço do óleo diesel

18.11.10 - Em medida duramente criticada por empresários e entidades de defesa do consumidor, o governo do Paraguai confirmou, nesta quarta-feira (17), o reajuste na tarifa do óleo diesel, combustível que move cerca de 85% da frota veicular do país.

Em comunicado emitido à opinião pública, o gabinete econômico do governo confirmou o aumento de quase 10% no preço do diesel, que passa a custar, nos pontos de distribuição da estatal Petropar, G$ 4.700 o litro (R$ 1,77). Ao consumidor final, porém, o combustível deve chegar, no mínimo, a G$ 4.755 (R$ 1,79).

O reajuste, que segundo a justificativa oficial, servirá para “sanear” as contas da Petropar e atualizar o preço do diesel (que estaria defasado no mercado local), gerou imediata insatisfação entre consumidores, empresários e representantes do setor agropecuário.

Entre os consumidores, a preocupação é por nova onda inflacionária, uma vez que variações no preço dos combustíveis incidem, diretamente, sobre os custos da cesta básica e da tarifa do transporte urbano, cujos operadores já solicitam reajuste igual ou superior ao aumento.

Para paliar as críticas, o governo paraguaio recordou que em agosto de 2008 (data da posse de Fernando Lugo), o diesel custava G$ 4.725 e o salário mínimo equivalia a 9,46 litros por dia. Atualmente, o poder aquisitivo, medido em diesel, é de 10,83 litros por trabalhador.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Inflação de outubro é a maior dos últimos anos

03.11.10 - Supervalorização do real e do dólar, alta do preço da carne e escassez de produtos animais e vegetais no mercado local. Estes foram alguns fatores que contribuíram para que, no mês de outubro, a inflação no Paraguai tenha sido a maior dos últimos anos. Mais...

Multinacionais da soja anunciam investimentos no Paraguai

17.11.10 - O Paraguai registrou, em 2010, a maior safra de soja da sua história, com cerca de 7,5 milhões de toneladas de grãos e elevados lucros no setor produtor. Para 2012, tais lucros podem ser ainda maiores, com o anúncio de que investimentos estão a caminho. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.