terça-feira, 16 de novembro de 2010

Paraguaio preso com coca na Alemanha é policial

16.11.10 - Escândalo nas fileiras da Polícia Nacional do Paraguai, com a descoberta de que o paraguaio que foi preso na Alemanha, no mês de abril, juntamente com uma quadrilha responsável pelo envio de um carregamento de 1,3 tonelada de cocaína ao país, é agente da corporação.

Imagem: ABC Color

De acordo com o jornal ABC Color, trata-se do oficial Francisco Goiburú Cáceres, preso em Hamburgo, norte da Alemanha, durante a operação que resultou na maior apreensão de cocaína da história da Alemanha. A droga estava camuflada em uma carga legal embarcada no porto Fênix, de Asunción.

As investigações para a descoberta do esquema, porém, tiveram início meses antes, em novembro de 2009, com a interceptação de três quilos de cocaína e a suspeita de que o entorpecente estava chegando em terras alemãs em carregamentos de madeira e outros itens com roupagem legal.

Na operação do dia 12/04, foram presos sete homens de nacionalidades diversas, com o paraguaio Goiburú e um alemão de origem turca sendo apontados como os coordenadores do esquema.

Há suspeitas, ainda, do envolvimento de um francês cujo de sobrenome Castelli, que no último mês de setembro, foi protagonista de um estranho episódio no Paraguai, tendo desaparecido do hotel onde estava para, segundo a versão mais corrente, ser sequestrado por policiais e despojado de € 200 mil.

Espanha

Também na Europa, só que na Espanha, a polícia local desarticulou neste final de semana uma rede de traficantes que utilizava mulheres grávidas, procedentes da América, para o envio de pequenas quantidades de cocaína cujo destino final era o turístico arquipélago das Ilhas Canárias.

De acordo com a agência AFP, 15 pessoas foram presas, sendo oito colombianos, três dominicanos, dois espanhóis, um alemão e um paraguaio. A identidade dos indivíduos não foi divulgada, de maneira a não comprometer as investigações que continuam em andamento.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Delegado acusado de tráfico entrega-se à polícia

11.11.10 - Acusado de fazer parte do bando que entrou em confronto com a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) na região sul do Paraguai, provocando a morte de um dos agentes, o delegado Alcides Benítez Alvarenga entregou-se nesta quarta-feira (10). Mais...

Gaeco prende policiais acusados por corrupção

12.11.10 - Em ação realizada nesta quinta-feira (11), o Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, prendeu um delegado, dois policiais civis, dois escrivães e dois funcionários municipais acusados por corrupção. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.