sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Princípio de incêndio na usina de Itaipu

12.11.10 - Susto na usina de Itaipu, na tarde desta quinta-feira (11), com o registro, por volta das 17h00, de um princípio de incêndio próximo a uma das turbinas da barragem. Por precaução, o local foi evacuado enquanto bombeiros da própria entidade controlavam a situação.

Imagem de arquivo - Wikipedia

A notícia sobre o princípio de incêndio, que surgiu, inicialmente, como rumor através da rede social Twitter, foi confirmada, em primeiro lugar, pela edição online do jornal paraguaio ABC Color, citando a responsável de imprensa da diretoria da usina no Paraguai, Laura Riquelme.

Segundo a referida fonte, que mencionou que o problema ocorreu nas proximidades da turbina de nº 9, operários trabalhavam no local quando “uma faísca caiu sobre um material de fibra de vidro, o que produziu um princípio de incêndio. A situação foi controlada e não há vítimas”.

Horas mais tarde, Luis Vernazza, chefe da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho, ampliou a informação agregando que “por medida de segurança, evacuou-se todo o edifício. Nós esperamos até que o fogo fosse totalmente controlado e, a partir daí, os funcionários voltaram a seus postos de trabalho”.

A unidade de nº 9, de um total de 20, está situada na metade paraguaia da usina binacional, entre as turbinas de número 8 e 9-A (esta última, inaugurada em 2007).

Próximo dali, a unidade de nº 6 da maior usina do mundo em produção de energia encontra-se parada desde setembro, para manutenção, por conta de rachaduras na paleta e no anel do rotor, consideradas preocupantes. A previsão é de que a turbina fique “de molho” por pelo menos seis meses.

Em 03 de junho de 2006, uma explosão no transformador de Fase B da turbina de nº 10 provocou queimaduras em seis operários que trabalhavam na montagem da 9-A, no incidente mais grave dos últimos anos em Itaipu.

Nas semanas seguintes, houve problemas, também, em outras duas turbinas da binacional, em episódios que, à época, foram relatados apenas pelos meios de comunicação do país vizinho. No incidente de ontem, por sua vez, nenhum dano técnico teria sido provocado ao maquinário.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Em Asunción, evacuação por ameaça de bomba

12.11.10 - Quase que em simultâneo ao princípio de incêndio ocorrido nas proximidades da turbina de nº 9, a sede administrativa de Itaipu na capital paraguaia, Asunción, teve de ser evacuada no final da tarde desta quinta-feira (11), devido a uma ameaça de bomba. Mais...

Itaipu conta com próprio Corpo de Bombeiros

12.11.10 - Para prevenir episódios como o que ocorreu na tarde de ontem, quando um princípio de incêndio foi detectado próximo à turbina de nº 9, a usina de Itaipu conta com seu próprio Corpo de Bombeiros, composto por socorristas do Brasil e do Paraguai. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.