sábado, 13 de novembro de 2010

Problema em turbina de Itaipu repercute nacionalmente

13.11.10 - Noticiada no Sopa, pela primeira vez, em 13/10, a pausa em uma das turbinas de Itaipu por rachaduras em seu maquinário, repercutiu nacionalmente, apenas, na última quarta-feira (10), em mostra do quão “atrasada” é a cobertura dos grandes meios de comunicação sobre a binacional do rio Paraná.

Reprodução / ABC Digital

No Paraguai, onde as informações sobre Itaipu circulam com maior fluidez e transparência, o problema é conhecido do público desde meados de outubro, com a publicação de matérias pelos jornais ABC Color e Última Hora e a confirmação do problema por parte da diretoria paraguaia da entidade.

Por aqui, o assunto foi mantido em relativo “sigilo” até que, no último dia 10, veículos como o jornal Folha de São Paulo “requentaram” o ocorrido e deram início a uma série de especulações, sem fundamento técnico, sobre riscos de apagões e novos prejuízos ao sistema elétrico nacional.

Pressionada pela opinião pública, a diretoria brasileira de Itaipu, que até então, não havia pronunciado-se oficialmente sobre o tema, emitiu nota na qual esclarece sobre o funcionamento da hidrelétrica e afirma que a interrupção do funcionamento de uma ou mais turbinas não compromete o atendimento ao sistema.

Atualização: em 21/10, a área técnica de Itaipu divulgou material informativo sobre o problema na U06, com detalhamento técnico e imagens mostrando as avarias identificadas. Para conferir o material, no site de Itaipu, clique aqui.

O problema ocasionado na Unidade Geradora 06 (U06) da usina hidrelétrica de Itaipu não representa nenhum risco para o sistema elétrico brasileiro. Itaipu tem 20 unidades geradoras, opera com 18 e mantém sempre duas de manutenção”, informa o setor de Relações Públicas da binacional do rio Paraná.

Desde o dia 23 de setembro deste ano, quando foram encontradas duas trincas nesta unidade geradora (anel de desgaste inferior e pá da roda), a máquina está parada para análise [...] Essa não foi a primeira vez que ocorreu um problema de fissura nas turbinas. O inédito agora é o local onde aconteceu a trinca”.

Como o problema ocorreu na anel de desgaste inferior (parte inferior da turbina), é necessário desmontar e montar a unidade geradora, o que leva mais tempo para ser concluído o trabalho, como explica o superintendente adjunto de Manutenção de Itaipu, Marco Castella”.

A área técnica trabalha em conjunto com o fabricante da turbina, a Voith, e consultores especialistas de reconhecimento internacional e especialistas em materiais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”.

Como uma unidade geradora tem vários componentes, o processo de desmontagem e montagem é demorado. O trabalho é bastante minucioso e deve demorar em torno de oito meses”, detalha Itaipu

Em 26 anos de operação, mesmo em períodos em que a usina foi mais exigida, Itaipu nunca foi a causa de nenhum blecaute. Quando houve corte no fornecimento de energia, o problema foi ocasionado em linhas de transmissão, que não são operadas por Itaipu”, complementa.

Chama a atenção, no entanto, a forma com que problemas e acidentes, como o princípio de incêndio ocorrido na tarde de quinta-feira (11), são tratados pela entidade, que ao invés de antecipar-se ao surgimento de rumores, espera que as “versões paralelas” ganhem corpo para, só então, emitir sua postura.

Na região fronteiriça, tais assuntos vêm à tona, apenas, após “vazamentos” surgidos na imprensa do lado de lá da fronteira. Em Foz do Iguaçu, a pauta dos meios locais é composta, via de regra, por releases e matérias “neutras” para não ferir, de maneira alguma, os interesses de seus mantenedores.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Princípio de incêndio na usina de Itaipu

12.11.10 - Susto na usina de Itaipu, na tarde desta quinta-feira (11), com o registro, por volta das 17h00, de um princípio de incêndio próximo a uma das turbinas da barragem. Por precaução, o local foi evacuado enquanto bombeiros controlavam a situação. Mais...

Em Asunción, evacuação por ameaça de bomba

12.11.10 - Quase que em simultâneo ao princípio de incêndio ocorrido nas proximidades da turbina de nº 9, a sede administrativa de Itaipu na capital paraguaia, Asunción, teve de ser evacuada no final da tarde desta quinta-feira (11), devido a uma ameaça de bomba. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.