quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Problema em turbina foi informado em outubro

17.11.10 - Apesar de ter vindo à tona na grande imprensa apenas na semana passada (em coincidência com o aniversário do “apagão” de novembro de 2009), o problema na turbina de nº 6 de Itaipu, descoberto em setembro, foi alvo de um detalhado informe difundido ainda no mês de outubro.

Na nota, elaborada por profissionais da área técnica de Itaipu e publicada no jornal eletrônico da entidade em 21/10, é possível conferir detalhes e fotografias sobre o sucedido que, segundo os técnicos, não compromete o fornecimento de energia ao Brasil ou ao Paraguai. Abaixo, a íntegra da nota e as fotografias que a ilustram:

Em 23/09/2010, na manutenção quadrienal da U06 iniciada no dia 22 anterior, durante a inspeção na turbina, foram encontradas duas trincas na roda da turbina. Nesta data, a unidade geradora encontrava-se com 168.463 horas de operação, desde o início de sua operação industrial em 31/07/1987, portanto, após 23 anos de operação.

A turbina é o órgão que movimenta o gerador, de modo que a energia hidráulica seja transformada em energia elétrica. O peso da rotor de uma turbina de Itaipu é de 300 toneladas.

A trinca na pá nº 11 tem um comprimento de aproximadamente 500 mm, a partir da borda de saída da pá. A trinca no anel de desgaste inferior atinge toda a seção transversal do anel, ou seja 380 mm no sentido axial e 35 mm no sentido radial.

De forma a se ter um diagnóstico da causa destas trincas e da melhor alternativa para a solução do problema, a Área Técnica trabalha em conjunto com o fabricante da turbina e consultores especialistas de reconhecimento internacional e especialistas em materiais de importante universidade brasileira. Dentre as alternativas analisadas, não se descarta a possibilidade da unidade geradora ser desmontada para a solução do problema.

Dentre os diversos estudos de apoio, encontra-se o de análise de fraturas a partir da amostra do material na região das trincas, bem como diversas medições para se levantar as condições gerais desta unidade geradora. A decisão final da solução a ser adotada será definida pela após conclusão das análises e estudos em andamento na Área Técnica.

Apesar da unidade geradora encontrar-se parada, a geração de energia em ITAIPU continua atendendo plenamente os contratos de venda da energia. Um ponto muito importante a se ressaltar nesta questão são as duas novas unidades geradoras 9A e 18A, que possibilitam que se cumpra simultaneamente a manutenção das demais unidades geradoras e a geração da energia. Abaixo, as imagens:

Trinca na pá número 11, da roda da turbina da U06.

Localização da trinca no anel de desgaste da turbina.

Visão ampliada da trinca no anel de desgate inferior - sentido radial.

Visão ampliada da trinca no anel no sentido longitudinal.

Leia Também...

Turbina de Itaipu ficará parada por seis meses

29.10.10 - A diretoria paraguaia de Itaipu confirmou, nesta quinta-feira (28), que sua Unidade Geradora nº 6 (U6), situada na metade paraguaia da hidrelétrica binacional, ficará parada por pelo menos seis meses devido a fissuras que colocam em risco seu funcionamento. Mais...

Princípio de incêndio na usina de Itaipu

12.11.10 - Susto na usina de Itaipu, na tarde desta quinta-feira (11), com o registro, por volta das 17h00, de um princípio de incêndio próximo a uma das turbinas da barragem. Por precaução, o local foi evacuado enquanto bombeiros controlavam a situação. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.