segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 01/11/10

Comércio de diplomas

Em editorial publicado neste final de semana, o jornal ABC Color desceu a lenha no “comércio” de diplomas de ensino superior no país, em problema similar ao daqui, onde faculdades particulares surgem em cada esquina e a qualidade do ensino oferecido é alvo de intensos questionamentos. No texto, o principal jornal paraguaio pede que o Congresso mantenha a proibição da abertura de novas instituições privadas de ensino superior e fiscalize as condições daquelas já existentes.

Vento, chuva e destruição

A Secretaria de Emergência Nacional (SEN), do Paraguai, divulgou neste final de semana um balanço mais amplo sobre os estragos causados no país pelo temporal da última sexta-feira (29). No total, mais de 4,5 mil casas foram danificadas, havendo registro, ainda, de quatro mortes provocadas por eletrocussão ou acidentes. Do lado de cá, um dos locais mais atingidos foi a região de Marechal Cândido Rondon, havendo danos, inclusive, a cinco pequenas aeronaves que estavam em hangares do aeroporto rondonense.

Vítimas fatais

E por falar em acidentes, a bruxa esteve solta nas estradas da região neste fim de semana, com o registro de acidentes de trânsito com pessoas gravemente feridas, tanto de um lado, como de outro da linha fronteiriça. A colisão mais grave ocorreu em Yasy Cañy, arredores de Salto del Guairá, com o choque entre um micro-ônibus escolar (que levava um grupo de adolescentes a um festival em Coronel Oviedo) e um caminhão. Como saldo da batida, duas pessoas morreram e 11 ficaram feridas.

Brasileiro ferido

Em Ciudad del Este, um motociclista brasileiro identificado como Tiago Martins, 22, ficou gravemente ferido ao perder o controle de seu biciclo, nas imediações do Km 3,5 da Ruta Internacional VII, em Ciudad del Este, e colidir contra uma árvore. De acordo com o Diário Vanguardia, Martins trafegava em alta velocidade e era perseguido, aparentemente, por uma viatura do Grupo Especial de Operações (GEO) da polícia paraguaia. O brasileiro foi levado em estado grave ao Hospital Regional de Ciudad del Este.

Luto político

A sempre minoritária esquerda paraguaia perdeu no último sábado (30) um de seus nomes mais emblemáticos. Histórico líder do Partido Comunista Paraguaio, Ananias Maidana faleceu por conta da avançada idade e de um câncer de próstata. Seu histórico de problemas com as autoridades teve início em 1947, quando ficou detido por dois anos, sem qualquer tipo de explicação. Durante a ditadura de Alfredo Stroessner, permaneceu quase duas décadas atrás das grades, tendo, ainda, exilado-se na Argentina.

Promessa cumprida

Promessa cumprida”. Esta foi a frase pronunciada pelo presidente Fernando Lugo, no último sábado (30), ao inaugurar a usina de dessalinização de água de Choferes del Chaco, no Chaco paraguaio, extremo norte do país. A usina, alvo de denúncias de superfaturamento por parte da Secretaria de Emergência Nacional (SEN), foi pivô de um dos primeiros escândalos de corrupção do novo governo e levaram ao afastamento do secretário Camilo Soares, que declarou-se inocente e até esteve presente na inauguração.

Frase do Dia

A política não me enriqueceu, tenho capacidade para ganhar dinheiro. Jamais roubei um centavo sequer do Estado paraguaio - Juan Carlos Galaverna (Calé), senador considerado, por seus detratores, como o mais corrupto do Paraguai, em entrevista à edição de domingo do jornal La Nación.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.