terça-feira, 2 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 02/11/10

Mancada monumental

Ela chegou com pose e pretensão de ser a principal rádio informativa da faixa AM no Paraguai. Nesta segunda-feira (01), tiveram início as transmissões da Monumental 1080 AM, de Asunción, pertencente ao mesmo grupo que controla, entre outros meios de comunicação, os canais Telefuturo e La Tele e o Diário Última Hora. A emissora, porém, simplesmente “ignorou” a internet, não transmitindo através da rede em seu primeiro dia e não estando, sequer, com seu site finalizado. Mancada do tamanho do nome: monumental.

Imposto de Renda

E por falar em mancada, deputados paraguaios ratificaram-se nesta segunda-feira (01) em sua postura pró-sonegação e confirmaram o adiamento da cobrança do Imposto de Renda Pessoal (IRP) para janeiro de 2013, em postura criticada pelo entorno governista e pela sociedade como um todo. Desta maneira, o Paraguai continua a ser o único país da região que não aplica nenhum tipo de imposto sobre a renda, transformando-se em um verdadeiro paraíso para os que fogem das mordidas dos demais países.

Propina ressuscitada

A edição online jornal ABC Color difundiu, nesta segunda-feira (01), o vídeo em que um motorista brasileiro é parado por um policial de trânsito de Ciudad del Este e pressionado a “colaborar” para evitar uma multa inventada, na hora, pelo próprio policial. O detalhe é que trata-se do mesmo vídeo publicado pelo Sopa em 06/07 e que, na ocasião, teve amplo destaque nas páginas do Diário Última Hora (concorrente do ABC) e até fez com que a cabeça do policial corrupto fosse guilhotinada por conta do escândalo.

Morte no futebol

Um adolescente de 15 anos faleceu na noite de sábado (30), em Itakyry, durante os festejos do título do campeonato amador Interligas, conquistado pela equipe Sub-19 da cidade. De acordo com o Diário Última Hora, Cristhian Fabián Romero foi atingido por um tiro supostamente acidental, que teria sido disparado por Bienvenido Javier Armoa, 23, no campo do bairro Santa Librada. Romero chegou a ser socorrido e levado a um hospital, porém, não resistiu ao ferimento. Armoa está detido e à disposição do Ministério Público.

Protesto em CDE

O péssimo atendimento e a situação de calamidade nos serviços prestados à população no Hospital Regional de Ciudad del Este, foram temas de um protesto realizado no último sábado (30), com a presença de autoridades como a deputada nacional Olga Ferreira. Além da precária estrutura física, o hospital sofre com problemas como falta de mão-de-obra, insumos e medicamentos, o que faz com que muitos moradores sejam obrigados a cruzar a fronteira ou, então, procurar atendimento particular.

Frase do Dia

A política não me enriqueceu, tenho capacidade para ganhar dinheiro. Jamais roubei um centavo sequer do Estado paraguaio - Juan Carlos Galaverna (Calé), senador considerado, por seus detratores, como o mais corrupto do Paraguai, em entrevista à edição de domingo do jornal La Nación.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.