sábado, 13 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 13/11/10

Assaltante baleado

Em incidente ocorrido na noite de quinta-feira (11), nas proximidades da linha internacional que delimita as cidades de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, um comerciante paraguaio, identificado como Crispín Barreto Lesme, foi atacado por dois marginais que queriam assaltar sua mercearia. O que os bandidos não contavam, porém, era que Lesme tinha uma arma e sabia usá-la, baleando um dos fugitivos e frustrando a ação criminosa. O ferido, brasileiro, estava sem documentos e disse chamar-se “Michael”.

Encontro de motociclistas

Motochorros” que se cuidem! Teve início ontem (12) e vai até amanhã (14), na fronteira seca entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, um encontro internacional de motociclistas com a presença de viajantes vindos de 24 estados do Brasil e de países como Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia. No total, mais de 400 motos, de diferentes modelos e potências, estão desfilando pelas ruas da região, em “procissões” que chamam a atenção não apenas pelo ronco dos motores, mas, também, pelo visual de muitos participantes.

Teleton na fronteira

A Fundação Teleton organiza na noite de hoje (13), no Parque Verde de Ciudad del Este, a jornada local da “Gira Nacional Teleton”, que tem como meta arrecadar fundos para ações sociais e terá, em sua programação, artistas conhecidos do público paraguaio, como Rolando Chaparro, Lucrecia Taglioretti, Oscar Lezcano, Hugo Ferreira y Manduará, Los Verduleros, Salsa Factory e La Secreta. As atividades têm início às 19h30 (hora paraguaia), com a condução de apresentadores como Menchi Barriocanal.

Festival de Porto Murtinho

Outro evento que está agitando a região fronteiriça neste final de semana é a 6ª FestiPorto, em Porto Murtinho (MS). O palco da festa é a praça José Barbosa de Souza Coelho, equipada com quiosques de bebidas e alimentação, palco e, até mesmo, arquibancadas para que moradores e turistas confiram de perto uma das principais atrações do evento: o desafio entre os touros “Bandido” e “Encantado”. Com cerca de 15 mil habitantes, Porto Murtinho é a última cidade banhada pelo rio Paraguai em território brasileiro.

Música eletrônica

Em Asunción, fãs de música eletrônica estiveram em êxtase, na noite de ontem (12) e na madrugada de hoje (13), com a sexta edição do Marlboro Red Sound, que trouxe ao país alguns dos principais nomes mundiais do referido gênero musical. O “prato principal” da noite foi o DJ britânico Fatboy Slim, que sacudiu as mais de 15 mil pessoas presentes no Jockey Club. Outro que colaborou para o agito foi o australiano DCUP, mais conhecido, por aqui, por ser um dos colaboradores do sucesso “We no speak americano”.

Balé Nacional

E já que a coluna deste sábado está marcada por notas de cunho cultural, nada melhor que destacar que o Balé Nacional do Paraguai, juntamente com a Companhia de Dança Fernando Hurtado, está em turnê pela Europa e fará, até o final de dezembro, apresentações em Londres, Lisboa e em cidades da Espanha como Málaga e Huelva. As duas próximas apresentações, marcadas para os dias 15 e 16, serão no Bolívar Hall, da capital britânica, com expectativa de boa presença de público.

Frase do Dia

Escândalo fajuto de auto-aumento, outra mentira filha da puta de nossos detratores, especialmente dos donos de comunicação e dos donos dos meios de comunicação, a maioria deles, grandes sem-vergonhas - Juan Carlos Galaverna (Calé), senador pelo Partido Colorado, em virulenta reação à reportagem especial publicada pelo Diário Última Hora, denunciando a inclusão de uma emenda, no orçamento estatal para 2011, aumentando salários e verbas de gabinete de deputados e senadores.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.