segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 15/11/10

Hassan Khalil Dia

Favorito do governo de Fernando Lugo para ocupar o cargo de embaixador paraguaio no Líbano, o libanês naturalizado paraguaio Hassan Khalil Dia já conta com uma lei à sua medida para que possa desempenhar-se como representante do Paraguai no exterior. De acordo com o Diário Última Hora, já está em vigor a Lei nº 4.158, que modifica um artigo da Lei nº 1.335, que restringia o acesso de paraguaios não-naturais aos cargos de diplomacia. Desta maneira, o comerciante está, a partir de agora, habilitado a ser embaixador.

Perna amputada

Os acidentes de trânsito continuam a fazer vítimas na região de Ciudad del Este, em especial, entre os motociclistas. Neste final de semana, por exemplo, um jovem de 22 anos, identificado como Adán Justo Ramírez, teve parte de sua perna direita amputada por conta de um grave ferimento provocado quando Ramírez, que conduzia sua moto pelas imediações do clube Estrella del Este, bateu contra uma caminhonete branca e, como parte mais frágil, levou a pior.

Rodovia da morte

Do lado de cá da fronteira, enquanto não sai a duplicação, a BR-277 continua a fazer jus à alcunha de “Rodovia da Morte”, com a perda de mais uma vida no trecho de pista simples nas proximidades de Matelândia. De acordo com o portal CGN, Loreci da Silva, 41, faleceu quando o Toyota Corolla no qual viajava colidiu contra um caminhão à altura do Km 657. Residente em Chapecó, Loreci chegou a ser socorrida, porém, perdeu a vida a caminho do hospital.

Desova binacional

A fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul voltou a ser usada, neste final de semana, para a “desova” de cadáveres crivados de bala pelos “invisíveis” pistoleiros que atuam a serviço das máfias locais. De acordo com o jornal Correio do Estado, a macabra descoberta ocorreu em plena linha internacional, em trecho de área rural entre os municípios de Ypehú (Paraguai) e Paranhos (Mato Grosso do Sul). As vítimas foram identificadas, provisoriamente, como Lorenzo Benítez e Roque Argüello, paraguaios.

Telefonia celular

Pelo menos no papel, entra em vigor nesta segunda-feira (15), no Paraguai, o Decreto Presidencial nº 5.134, que modifica o Regulamento Geral de Tarifas de telefonia celular e estabelece a unificação das tarifas de interconexão entre as diferentes operadoras, que não poderão, desta maneira, “esfaquear” seus usuários cobrando mais por ligações a números de celulares operados pelas concorrentes. Sentindo-se prejudicada, a empresa Tigo anunciou que já entrou com ação para anular os efeitos da medida.

Erro de cálculo?

Oito dias após sua realização, as eleições municipais continuam a gerar polêmica no Paraguai (e não apenas por seus resultados). O problema maior, segundo o jornal ABC Color, é um suposto “erro de cálculo” por parte do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), que ao interpretar uma lei e esquecer-se de outra, determinou que a posse dos prefeitos e vereadores eleitos deve ser em 07/12, ignorando que, também por lei, o atual mandato termina apenas em 19/12. Até o momento, ainda não há definição para o impasse.

Frase do Dia

O que temos aqui são sem-vergonhas profissionais, que vivem disso - Carlos Soler, deputado do Partido Pátria Querida (PPQ), sobre os dirigentes camponeses que ameaçam invadir a sede do Congresso Nacional, caso os parlamentares não recuem na intenção de vetar a compra, com verbas públicas, das terras do brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira para a criação de uma colônia agrícola.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.