quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 17/11/10

Prêmio Qualidade?

Os jornais ABC Color e Vanguardia publicaram, nesta terça-feira (16), que a recém criada Agência de Promoção do Comércio e Defesa do Turista (APROCOM), de Ciudad del Este, será premiada no Rio de Janeiro com a entrega do “Prêmio Qualidade Brasil”, “uma das premiações mais importantes do Brasil e com o objetivo de reconhecer os mais destacados do ano em diferentes setores da economia brasileira”. Notícia “estranha”? Certamente. Esperaremos, pois, a confirmação.

Rapto na fronteira seca

Um comerciante de nacionalidade brasileira, identificado como Vanderley Vicente da Silva, 50, estaria desaparecido, desde o último domingo (14), após desconhecidos atearem fogo em sua marmoraria situada na região central de Pedro Juan Caballero, fronteira seca com Ponta Porã (MS). Informações difundidas pelo jornal ABC Color dão conta de que Silva teria sido vítima de rapto praticado por quatro marginais e encontraria-se, neste momento, internado em um hospital de Dourados (MS).

Armas de guerra

Principal terminal aéreo do Paraguai, o Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, localizado na região metropolitana de Asunción, foi palco nesta terça-feira (16) de uma nova apreensão de armas de fogo que, segundo a Rádio Uno, teria problemas em sua documentação. Os três fuzis, de grosso calibre, têm como origem os Estados Unidos e estavam endereçados a “uma conhecida figura do setor comercial privado”, que será chamada a prestar esclarecimentos sobre o caso.

Cachaça pura

Em Ciudad del este, um dos destaques do noticiário desta terça-feira (16) foi a descoberta de que o comércio paralelo de cachaça no interior da Penitenciária Regional de Ciudad del Este era feito por engenhosos esquemas através do muro que dá acesso, pasme, ao prédio do Comando Regional da Polícia Nacional do Paraguai. Por um buraco no muro, convenientemente camuflado, chegavam à penitenciária as mais tradicionais e possantes cañas paraguayas, vendidas a preço de ouro entre os internos.

Aeroporto lotado

E se o feriadão foi de recorde turístico nas Cataratas do Iguaçu, com 14.326 visitantes tendo conhecido o atrativo apenas no domingo (14), tal movimento refletiu-se, também, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que entre a madrugada de sábado (13) e a noite de segunda-feira (15), registrou 11.960 embarques e desembarques, acréscimo de 17,28% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Não por acaso, 2010 fechará como o ano de maior movimento de passageiros na estação aérea fronteiriça.

Maconha brasileira

Pela enésima vez no ano, policiais militares de Cascavel descobriram, em uma zona mista urbano-rural na periferia da cidade, uma mini-plantação de maconha destinada, ao que tudo indica, para consumo pessoal de seus mantenedores. No total, oito pés de maconha, ocultos em meio a eucaliptos, foram colhidos à força em uma chácara do bairro Santa Felicidade. De acordo com o portal CGN, as plantas foram recolhidas e entregues à Polícia Civil, que apura, agora, se o proprietário do imóvel sabia da narcolavoura.

Frase do Dia

É uma vergonha não ter embaixadores na Argentina, no Brasil e no Uruguai, ainda mais, porque dentro de um mês nosso país assumirá a presidência temporária do Mercosul - Carlos Filizzola, senador paraguaio, sobre a falta de acordo entre Executivo e Legislativo para o preenchimento dos postos mais importantes do serviço exterior do país.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.