quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 18/11/10

Caminhão de soja

O que vale mais? Um caminhão ou uma carga de soja? Pois em Minga Guazú, município vizinho a Ciudad del Este, marginais roubaram, na última segunda-feira (15), o caminhão tripulado por Bartolomé Rolón Estigarribia e Porfírio Reyes e carregado com 27 toneladas de soja pertencentes à multinacional Cargill. No dia seguinte, o caminhão foi encontrado, vazio, em Naranjal, ao sul da Tríplice Fronteira. Casos em que as cargas de grãos são roubadas e, os caminhões, devolvidos, estão cada vez mais comuns no Paraguai.

Assassinato a pauladas

Um brasileiro de 41 anos, identificado como Almir Antonio Perentz, foi vítima de brutal assassinato ocorrido na última segunda-feira (15) na remota Colônia Yjhovy, situada no departamento (estado) de Canindeyú, cuja capital é a fronteiriça Salto del Guairá. De acordo com o Diário Vanguardia, Perentz foi atacado por três indivíduos desconhecidos e morto a pauladas. Investigações preliminares, conduzidas pela Polícia Nacional do Paraguai, descartam a possibilidade de homicídio com fins de roubo.

Joias roubadas

Em Santa Rita, o brasileiro Silvio César da Silva, proprietário de uma relojoaria e joalheria, denunciou que cerca de US$ 20 mil em joias foram roubados por dois indivíduos armados que invadiram seu estabelecimento e levaram objetos de ouro e de prata. Para não despertar suspeitas, os marginais ingressaram à joalheria simulando ser clientes, porém, não demoraram a demonstrar suas reais intenções. Como de praxe, ainda não há pistas sobre a identidade ou o paradeiro dos assaltantes.

Polêmica institucional

Polêmicas e crises institucionais fazem parte do cotidiano da política paraguaia, cujos atores, ao que tudo indica, não conseguem viver sem elas. A bola da vez é a admissão, pela Corte Suprema de Justiça, da ação de inconstitucionalidade apresentada por Agustín Lovera Cañete contra o Poder Executivo, solicitando sua incorporação à máxima instância judicial paraguaia. Emilio Camacho, assessor jurídico da Presidência da República, taxou a medida de absurda. Até o momento, não há indício de consenso sobre o tema.

Posse tardia

O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), do Paraguai, confirmou nesta quarta-feira (17) que a posse dos prefeitos e vereadores eleitos no pleito municipal de 07/11 não será em 07/12, como dispõe a atual legislação eleitoral, mas, sim, em 20/12, por conta de divergências e “erros de cálculo” com os artigos que regulamentavam a eleição anterior, cujos eleitos têm direito a continuar no cargo até 19/12. No total, 238 prefeitos e mais de 2,5 mil vereadores serão empossados para o mandato que vai até dezembro de 2014.

Cooperação europeia

De visita à União Europeia, o ministro paraguaio da Fazenda, Dionisio Borda, reuniu-se com o secretário de Comércio da Comissão Europeia, Karel de Gucht, com o objetivo de dialogar sobre a atual relação entre o bloco europeu, o Paraguai e o Mercosul. Em 17/12, o Paraguai recebe, das mãos do Brasil, a presidência semestral do bloco sulamericano, motivo pelo qual, os contatos entre Borda e as autoridades europeias são vistos como uma espécie de “adiantamento” em relação à pauta inter-regional do semestre seguinte.

Frase do Dia

Os que já ocupamos cargos importantes, como no Ministério do Interior, sabemos que o cargo e a responsabilidade não são brincadeira de criança - Orlando Fiorotto, senador colorado, sobre a suposta lista de alvos do grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP”, descoberta em um computador apreendido em abril e destrinchado por peritos.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.