sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 19/11/10

Tráfego celeste

Se você, como eu, é aficionado em fenômenos celestes, não deixe de conferir, na noite de hoje (19), a passagem da Estação Espacial Internacional (EEI) e de uma nave espiã posta em órbita pelo governo dos Estados Unidos, que devem estar visíveis na fronteira, a olho nu, aproximadamente entre as 20h50 e as 21h40 (hora brasileira). Como trata-se de objetos em movimento ao redor da órbita terrestre, os mesmos estarão visíveis apenas por uma fração de minutos (procure um local aberto ou com poucos obstáculos).

Guerra dos containeres

Em situação que já começa a preocupar importadores e industriais paraguaios, cerca de cinco mil containeres com mercadorias e insumos encontram-se parados nos portos da Argentina sem que possam seguir viagem, em direção ao país, pela hidrovia dos rios Paraná e Paraguai. De acordo com o Diário Última Hora, um dos motivos para o acúmulo de containeres é uma medida de força adotada por um sindicato argentino, em solidariedade aos estivadores paraguaios que reivindicam o reconhecimento de direitos.

Desmanches irregulares

Dos 152 desmanches de carros e embarcações formalmente existentes no Paraguai, apenas 10 cumpriram com os trâmites de legalização dispostos pela nova lei que regulamenta a atividade, cujo prazo para apresentação de documentos vence neste sábado (20). A partir de segunda-feira (22), os proprietários dos desmanches que não cumprirem com requerimentos como comprovação de procedência legal dos automóveis desmanchados, poderão ser multados ou terem seus negócios suspensos ou fechados.

Reajuste do diesel

Após nova rodada de cálculos e de negociações entre o Ministério da Indústria e Comércio e a Associação Paraguaia de Proprietários de Postos de Combustíveis e Afins (APESA), ficou definido, nesta quinta-feira (18), um leve recuo na nova tarifa do diesel fornecido pela estatal Petropar, que chegará ao público final custando, ao invés dos G$ 4.755 inicialmente previstos, G$ 4.700 (R$ 1,77) redondos. Em Ciudad del Este, porém, alguns postos “anteciparam-se” ao reajuste e cobram de seus clientes G$ 4.900 por litro de diesel.

Banquete em Ypacaraí

Considerado um dos “eventos sociais” do ano na cidade de Ypacaraí, o aniversário do senador colorado Juan Carlos Galaverna (Calé) deve custar, neste ano, algo em torno de G$ 275 milhões (cerca de R$ 100 mil), para festa na qual será servida comida para forrar o estômago de até 15 mil comensais. Tais cifras foram reveladas, nesta quinta-feira (18), pelo dirigente José Alberto “Icho” Planás, que em entrevista à Ñandutí AM, de Asunción, assegurou que boa parte dos gastos será financiada por “amigos políticos”.

Falsos taxistas

Assaltantes paraguaios, camuflados como taxistas, voltaram a aprontar das suas nas imediações da Ponte da Amizade nesta quinta-feira (18), tendo como alvo três compristas que dirigiam-se às lojas de Ciudad del Este. À diferença de casos anteriores, porém, as mulheres reagiram e conseguiram escapar, ferindo um dos falsos taxistas. Para evitar o flagrante, os marginais largaram o carro e fugiram a pé em direção ao Jardim Jupira. A Polícia Civil investiga o caso.

Frase do Dia

Os que já ocupamos cargos importantes, como no Ministério do Interior, sabemos que o cargo e a responsabilidade não são brincadeira de criança - Orlando Fiorotto, senador colorado, sobre a suposta lista de alvos do grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP”, descoberta em um computador apreendido em abril e destrinchado por peritos.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.