sábado, 20 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 20/11/10

Jogos da Juventude

Foi aberta nesta sexta-feira (19), em Foz do Iguaçu, a fase final da 24ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná, reunindo jovens atletas dos quatro cantos do estado e movimentando a programação esportiva da cidade, deixando “de molho”, por outro lado, milhares de alunos da rede pública estadual e municipal, cujas escolas serão utilizadas como alojamento ou locais de competição. Quem não tem do que se queixar, no entanto, é o comércio, que deve lucrar com a passagem dos jovens pela fronteira.

Argentina x Paraguai

A Associação de Futebol da Argentina (AFA) encaminhou convite à Associação Paraguaia de Futebol (APF), para a realização de um amistoso entre ambas seleções, em 19/12, para marcar a reinauguração do estádio único da cidade de La Plata, palco principal da Copa América de 2011. Em declarações à imprensa, Juan Ángel Napout, titular da APF, disse que a palavra final sobre o amistoso será do técnico Gerardo Martino, que no primeiro momento, demonstrou-se contrário ao agendamento de última hora.

Fogo contra fogo

No início do mês, o espanhol José Zamora Linares denunciou a promotora Natalia Montanía, funcionários do Ministério Público e da Polícia Nacional do Paraguai, por tentativa de extorsão e roubo de cerca de € 100 mil levados em uma maleta no Aeroporto Internacional Guaraní. Uma vez formalizada a denúncia, porém, Zamora teve de explicar a origem do dinheiro. Como não conseguiu, foi indiciado, pelo promotor Miguel Angel Kunzle, por suspeita de lavagem de dinheiro e violação à lei sobre transporte de valores.

Manobra suja

Para pressionar a prefeitura de Ciudad del Este pelo reajuste da tarifa do transporte coletivo, empresários e motoristas de ônibus estão, em diversos períodos do dia, descumprindo horários e itinerários, sob a alegação de que, com o reajuste de cerca de 10% na tarifa do diesel, os custos ultrapassaram o limite e a prestação do serviço tornou-se inviável. O “valor irreal da tarifa” é usado como muleta, também, para justificar a falta de manutenção e o criminoso estado de sucateamento da frota local.

Desvio de cargas

Agentes da Corregedoria-Geral da Polícia Civil prenderam, na manhã desta sexta-feira (19), dois policiais suspeitos de envolvimento em um esquema de desvio de cargas no porto de Paranaguá. A investigação que levou à prisão dos policiais teve como base a “Operação Colônia”, realizada pela Polícia Federal (PF) no início de outubro, para o desmantelamento de seis quadrilhas que atuavam nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Paraná. Um dos policiais presos estava há 14 anos na corporação.

Roubo no paiol

A falta de segurança nos quartéis do Paraguai, bem como a corrupção de alguns militares, são os ingredientes perfeitos para que quadrilhas especializadas no tráfico de armas e munições façam a festa nos paióis do Exército, da Marinha ou da Força Aérea. Nesta sexta-feira (19), o jornal ABC Color publicou nova denúncia de desaparecimento de 12 mil munições para fuzil calibre 7,62, que deveriam estar guardadas na Direção de Serviço de Recrutamento e Mobilização. A informação foi confirmada pelas Forças Armadas.

Frase do Dia

Duas cabeças não funcionam, duas cabeças forma um monstro - Javier Zacarías Irún, ex-prefeito de Ciudad del Este e dirigente do Partido Colorado, sobre sua saída do movimento Vanguardia Colorada, no qual fazia dupla com o ex-vice-presidente Luis Castiglioni, para constituir sua própria ala política.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.