terça-feira, 23 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 23/11/10

Gratuidade ridícula

Eis aí mais uma pérola dos vereadores de Foz do Iguaçu. Nesta segunda-feira (22), a Câmara Municipal promulgou a lei que institui gratuidade no transporte coletivo da cidade, em duas datas específicas do ano: 10/06 (aniversário do município) e 07/09 (Independência do Brasil). Desta maneira, no intervalo de uma hora antes do início dos desfiles comemorativos e uma hora depois, as catracas serão livres nos ônibus urbanos. Em outras cidades, medidas bem mais inclusivas e úteis, como desconto de 50% aos domingos, encontram-se em vigor e gozam de altos índices de aprovação.

Rodovia da morte

Enquanto a duplicação não sai, mais vidas vão sendo ceifadas pela violência do trânsito nos trechos de pista simples do lote oeste da BR-277. Na manhã de ontem (22), foi a vez da técnica em enfermagem Lourdes Luzzi e do motorista Ademir Marques falecerem com a colisão frontal de seus veículos nas imediações do Km 606, em Santa Tereza do Oeste. Caso a concessionária Ecocataratas já tivesse aplicado parte de seus ganhos na duplicação da pista, tal acidente, obviamente, não teria ocorrido.

Polícia Turística

Graduaram-se nesta segunda-feira (22), na região metropolitana de Asunción, 141 suboficiais-ajudantes que trabalharão na Polícia Turística e nas unidades específicas de segurança urbana da Polícia Nacional do Paraguai. De acordo com o Diário Última Hora, a cerimônia contou com a presença do ministro do Interior, Rafael Filizzola, além dos principais comandantes policiais do país, convidados especiais e familiares. O início nas novas funções deve ser imediato.

Índios x Represas

Uma das conclusões mais chamativas do III Encontro Continental do Povo Guarani, realizado na semana passada, no Paraguai, com a presença de indígenas do país anfitrião, do Brasil, da Argentina e da Bolívia, foi o pedido para que novas “mega-represas”, como é o caso de Itaipu e Yacyretá, não sejam construídas em áreas que abrigam tribos que vivem em estrita relação com o ambiente. Paraguai e Argentina têm planos de construir mais uma hidrelétrica binacional no rio Paraná (Corpus).

Multa engavetada

O jornal ABC Color apontou, nesta segunda-feira (22), o ministro da Corte Suprema de Justiça (CSJ), Víctor Núñez, como o principal responsável pelo “engavetamento” do processo no qual a firma Atlántico SA, de Ciudad del Este, acusada por sonegação, foi intimada a pagar ao fisco paraguaio multa de US$ 1,1 milhão. Segundo o principal jornal paraguaio, “Núñez ordenou que o processo seja levado ao seu despacho e, há 45 dias, não há mais prosseguimento dos trâmites processuais, provocando uma dilação desnecessária”.

Fim das trevas

Demorou, mas, finalmente, a binacional Itaipu anunciou que assumirá as obras de reparação da fiação elétrica da escola pública Espíritu Santo, situada no bairro Área 4, de Ciudad del Este, em imóvel anteriormente pertencente à hidrelétrica do rio Paraná. Por mais de quatro meses, muitos dos mais de 1,1 mil alunos da instituição enfrentaram salas escuras e ventiladores desligados, acarretando perda no desempenho escolar. A troca total do sistema elétrico da escola deve ser concluída dentro de 90 dias.

Frase do Dia

Ele é novo dentro do partido, seu coloradismo ainda precisa ser testado. E como se testa o coloradismo? Diz lá no estatuto,os dez anos de militância que ele deve ter trabalhando a favor do partido - Elzear Salemma, empresário e dirigente do Partido Colorado, sobre a incursão de seu “colega” Horacio Cartes na militância interna do principal partido político do Paraguai.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.