quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 24/11/10

Contrabando policial

Fiscais da Direção Nacional das Aduanas (DNA), do Paraguai, com o auxílio da Polícia Nacional, fizeram na última segunda-feira (22), na periferia de Asunción, apreensões de volumes diversos de mercadorias contrabandeadas da Argentina para revenda no comércio popular da capital paraguaia. A ocorrência mais chamativa, segundo o jornal ABC Color, foi a prisão de três indivíduos que, em um Santana Quantum, furaram uma barreira de fiscalização. Detalhe? Os três são policiais.

Bêbado ao volante

Visando melhorar sua imagem junto à população paraguaia, Sindulfo Blanco, questionado ministro da Corte Suprema de Justiça (CSJ), anunciou que proporá ao Parlamento, nos próximos dias, a criação de uma normativa legal que disponha a apreensão dos veículos dos motoristas flagrados em estado de ebriedade ou sob o efeito de entorpecentes. O objetivo é endurecer a legislação de trânsito e “sensibilizar”, pela via da punição, sobre os riscos trazidos por tais situações.

Tensão na Coreia

O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai emitiu, nesta terça-feira (23), comunicado no qual repudia as hostilidades militares entre Coreia do Norte e Coreia do Sul e expressa seu desejo de que ambos governos cheguem a um acordo pela via da paz e evitem um prejudicial enfrentamento. Cifras divulgadas pela agência pública IP Paraguay dão conta de que há 59 paraguaios residentes na península coreana, todos eles, em perfeito estado de saúde e segurança.

Aumento das passagens

Viajar de ônibus pela Argentina será mais caro a partir do próximo mês, com a confirmação de que as tarifas para trajetos de média e longa distância sofrerão reajuste de 10%, autorizado pelo governo. Para o trecho Puerto Iguazú / Buenos Aires, por exemplo, a passagem deve chegar a P$ 377,00 para o serviço semi-leito, P$ 413,00 em ônibus leito e P$ 493,00 no chamado “cama-suíte”. O último reajuste, feito sem aviso prévio, havia ocorrido no mês de setembro. Na atual cotação, P$ 1,00 vale R$ 0,47.

Máfia dos perfumes

O Diário Vanguardia voltou a insistir, nesta terça-feira (23), em sua versão de que a Câmara Paraguaia de Importadores de Perfumes e Cosméticos (CAIMPECO) atuaria como uma espécie de máfia na região de Ciudad del Este, extorquindo comerciantes não-filiados à instituição e contando com o apoio de autoridades judiciais para a obtenção de duvidosos mandados de busca e apreensão de produtos. A bola da vez é a gravação em que um homem, que seria o advogado Hugo Camé, “negocia” com um comerciante.

Protesto na pista

Transitar pelas principais estradas do Paraguai foi tarefa complicada, nesta terça-feira (23), por conta de manifestações simultâneas convocadas por organizações de sem-tetos, que levaram ao bloqueio parcial da Ruta VII (Ciudad del Este / Coronel Oviedo) e da Ruta II (Coronel Oviedo / Asunción) nas cidades de Caaguazú, Coronel Oviedo e Carayaó. A maior concentração foi em Caaguazú, onde cerca de 500 manifestantes protestaram para exigir mais recursos para o setor de habitação popular.

Frase do Dia

Estamos em um bom caminho, há boas expectativas, as pessoas têm confiança no país e aparentemente chegarão mais investimentos, mas temos como freio fundamental o Estado, que deveria ser a entidade dinamizadora da economia - César Paredes, economista paraguaio, culpando o atrasado setor estatal pelo atraso da economia do Paraguai.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.