sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 26/11/10

Cinco anos de Sopa

Parece que foi ontem, mas, neste sábado (27), o Sopa Brasiguaia completa seu quinto ano na internet, tendo recebido, neste período, quase cinco milhões de acessos (valor aproximado, pois no primeiro ano as medições eram parciais). De lá para cá, foram mais de 16.050 postagens contendo notícias e curiosidades sobre a região de fronteira. Na edição de amanhã, falaremos mais sobre a data, mas, desde já, fica aqui o agradecimento a todos que acompanham ou acompanharam o Sopa nessa árdua caminhada.

Natal das Cataratas

Teve início oficial, nesta quinta-feira (25), a programação do natal das Cataratas, evento que, pelos próximos 30 dias, pretende encher de espírito natalino as ruas e palcos de Foz do Iguaçu. Além do velho Noel, a principal atração da noite inaugural foi a encenação da “Lenda das Cataratas” pelo balé do Teatro Guaíra, de Curitiba. E para quem perdeu a apresentação, fique ligado: nas noites de hoje e amanhã, a partir das 20h00, na Praça do Mitre (acesso gratuito), o balé volta a mostrar sua coreografia.

Esteños x Índios

Moradores de Ciudad del Este voltaram a protestar, nesta quinta-feira (25), contra a presença de indígenas acampados nas imediações da rodoviária e do principal colégio público da cidade. A manifestação, que contou com a participação de pequenos e médios comerciantes, taxistas, estudantes e professores, teve como argumento os constantes problemas causados pelos indígenas, muitos deles, viciados em álcool ou entorpecentes e enredados em esquemas de prostituição e exploração de menores.

Passagem mais cara

Se depender da Associação de Empresários do Transporte Público de Ciudad del Este (ASETRAPACE), a passagem de ônibus urbano na cidade pode subir dos atuais G$ 2.200 para G$ 2.700 (R$ 1,00 = G$ 2.650), em decorrência do aumento de custos provocado pelo reajuste da tarifa do diesel em todo o país. Andar de ônibus em Ciudad del Este é, atualmente, calvário pior do que arriscar-se nas latas-velhas de Asunción (para ver pavorosas fotografias dos ônibus da capital paraguaia, clique aqui).

Medicamentos controlados

Agentes do Ministério Público e da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) fizeram nesta quinta-feira (25), em Ciudad del Este, uma operação para desbaratar uma rede de consumo e distribuição de medicamentos controlados, que teria como “negócio” a venda de substâncias como a morfina. De acordo com o Diário Última Hora, um casal e um funcionário da Fundação Tesãi (instituição de saúde mantida pela binacional Itaipu) foram detidos sob suspeita de envolvimento no esquema.

Policial assassino

Crime que horrorizou a população da fronteira seca entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, a morte de um adolescente paraguaio de 16 anos, no dia de seu aniversário, levou a polícia local a intensas buscas para identificar o assassino. De acordo com o Diário Última Hora, o principal suspeito, por incrível que pareça, estava na própria corporação policial, com o suboficial-ajudante Reynaldo Díaz Sánchez sendo detido, juntamente com seu irmão Rubén Darío, para averiguações quanto à autoria do crime.

Jaeggli presidente?

Membro mais polêmico da bancada do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) no Congresso, o senador Alfredo Jaeggli deseja candidatar-se à presidência do Paraguai no ano de 2013. Foi o que revelou o próprio Jaeggli, em entrevista ao Diário Popular. “Sim, assim é. O que acontece é que fiz muitas coisas na vida e tudo me saiu bem. Fui um grande empresário, ganhei dinheiro, fui esportista e ganhei um rali. E a culminação de minha vida seria mudar, melhorar nosso país”, afirmou. Agora vai?

Frase do Dia

Yacyretá será terminada, por instruções do presidente. Todos aqueles que se puserem ao meu lado, caminharão junto comigo. Os que ficarem na frente, eu passarei por cima - Miguel Fulgencio Rodríguez, diretor paraguaio da binacional Yacyretá (Paraguai / Argentina), sobre a conclusão da hidrelétrica do rio Paraná até o final de 2011 e os problemas para a relocalização dos afetados.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.