sábado, 27 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 27/11/10

Balé Teatro Guaíra

Se você ainda não assistiu, corra porque hoje é o último dia. Na noite deste sábado (27), a partir das 20h30, o balé do Teatro Guaíra, de Curitiba, faz sua última apresentação gratuita da “Lenda das Cataratas” no palco montado na Praça do Mitre, região central de Foz do Iguaçu. Nesta sexta-feira (26), as cerca de 500 pessoas que estiveram presentes (Gazeta do Iguaçu dirá que foram no mínimo três mil) saíram de lá encantadas com a performance coletiva e individual dos bailarinos, ovacionados ao final do espetáculo.

Domingo sem água

Pretende lavar roupa ou fazer qualquer atividade que envolva água neste domingo (28)? Fique atento, pois, ao anúncio feito pela estatal Sanepar, de que 31 bairros de Foz do Iguaçu poderão ficar até por volta das 20h00 sem água nas torneiras, por conta de trabalhos de manutenção na Estação Elevatória que abastece a região da Avenida República Argentina. Bairros como São Roque, Jardim São Paulo e Conjunto Libra devem ser afetados (para mais informações, entre em contato com a companhia através do fone 115).

Escândalo financeiro

Os problemas financeiros envolvendo a casa de câmbios New Exchange, de Asunción, e suas filiais em Ciudad del Este e Pedro Juan Caballero, foram suficientes para que Valentín Aguilar, proprietário da empresa, anunciasse sua renúncia à presidência da Associação de Casas de Câmbio do Paraguai (ACCP). Acusados de dar calote em dois bancos e em outra casa de câmbios, Valentín e seu filho, Amílcar, encontram-se, segundo o jornal ABC Color, com medidas alternativas à prisão.

Carona presidencial

Para deslocar-se a Georgetown para participar da cúpula da União das Nações Sulamericanas (UNASUL), o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, contou com a ajuda do colega Luiz Inácio Lula da Silva, que emprestou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para levá-lo a Brasília e, uma vez na capital brasileira, pegar outra carona rumo à Guiana. E tem gente, por aqui e por lá, que ainda critica a intenção do governo paraguaio em adquirir uma aeronave própria...

Lentidão na fronteira

Tal como na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, onde os convênios para a agilização da passagem de cargas vegetais ainda não foram tirados do papel, caminhoneiros que precisam passar pela aduana de Clorinda (Argentina), na fronteira com Puerto Falcón (Paraguai), enfrentam longa e incerta espera que acarreta gastos cujos contratantes nem sempre estão dispostos a assumir. Na última quinta-feira (25), cerca de 200 caminhoneiros manifestaram-se contra a demora.

Zoológico clandestino

Um morador da zona rural de Minga Guazú, município vizinho a Ciudad del Este, está sendo processado pelo Ministério Público do Paraguai, por manter um “zoológico clandestino” em sua propriedade situada nas imediações do Km 24 da Ruta Internacional VII. De acordo com o Diário Última Hora, trata-se de Eugenio Casimiro Gavilán Villalba, cujos viveiros abrigavam pássaros e mamíferos silvestres e que estão, em alguns casos, ameaçados de extinção.

Frase do Dia

Esta é uma das poucas instituições em que os funcionários colorados não foram varridos, até agora são mantidos, mas não sei amanhã [...] Não é minha intenção, mas me obrigam a fazê-lo. Talvez eu deveria tomar essa represália também, mas essa é uma decisão que vou tomar durante as férias - Pablino Cáceres, titular da Secretaria da Ação Social (SAS) do governo paraguaio, responsabilizando funcionários filiados ao Partido Colorado por sabotagem aos trabalhos da instituição.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.