segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 29/11/10

Jogos da Juventude

Terminou neste domingo (28), em Foz do Iguaçu, a fase final dos 24º Jogos da Juventude do Paraná, com a participação de 4.451 atletas de 99 municípios do estado, na disputa de 16 modalidades individuais e coletivas. O “título” da competição ficou com Londrina, cujos atletas abocanharam 33 medalhas de ouro, 28 de prata e 24 de bronze. Foz do Iguaçu, anfitriã, ficou na quinta colocação, com 17 medalhas de ouro, 21 de prata e 13 de bronze, totalizando 51 distinções.

Vitória e derrotas

Além dos Jogos da Juventude, o fim de semana esportivo foi marcado por outros grandes acontecimentos. No sábado (27), o time de futebol americano de Foz do Iguaçu, o Black Sharks, foi derrotado pelo Joinville Gladiators, por 22 x 12, na semifinal da Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano. Nas quadras de tênis, o argentino Juan Pablo Villar conquistou o Cataratas Open, enquanto que, na semifinal da Copa do Brasil de Futebol Feminino, deu Foz contra o time do São Francisco, da Bahia.

Vestibular Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou neste domingo (28), a primeira fase de seu vestibular 2011, com a participação de 14,6 mil candidatos, em busca de 2.329 vagas distribuídas nos 33 cursos oferecidos em Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e extensões. O gabarito oficial da prova de ontem pode ser conferido clicando aqui, porém, a lista de aprovados deve ser conhecida, apenas, no próximo dia 03/12.

Acidente na SC-444

Em acidente ocorrido na noite de ontem (28), em Içara (SC), uma van com placas de Foz do Iguaçu colidiu com um carro de passeio que transitava pela SC-444. Informações divulgadas pela imprensa catarinense dão conta de que duas pessoas tiveram de ser socorridas, entre elas, uma jovem de 22 anos, em seu sexto mês de gestação. Notícias de último momento, por sua vez, revelam que a gestante encontra-se bem e o motivo principal de seu atendimento hospitalar foi uma crise nervosa.

Filha do Lugo

Apontada como “filha mais velha” do ex-bispo católico e atual presidente do Paraguai, Fernando Lugo, a jovem Fátima Rojas de Paciello feriu-se de leve em um acidente no qual o veículo em que deslocava-se com o marido foi atingido por uma caminhonete em uma esquina da região central de Asunción. O vínculo entre Fátima e Lugo surgiu no ano passado, após o presidente paraguaio ter esmerado-se com afinco para esconder-se da imprensa ao comparecer ao casamento da “filha”.

Caacupé 2010

Milhares de peregrinos dirigiram-se, neste domingo (28), à cidade de Caacupé, capital religiosa do Paraguai, para acompanhar o início do novenário que, até o próximo dia 08, revezará bispos e sacerdotes dos quatro cantos no comando do altar mais famoso do país vizinho. A pregação da manhã de ontem esteve a cargo do bispo do Chaco, Lucio Alfert, que teceu duras críticas ao governo de Fernando Lugo por conta das promessas não-cumpridas. A multidão, como era de se esperar, disse amém.

Frase do Dia

Faltam firmeza, mais clareza e coerência ao governo de Fernando Lugo, e a sociedade civil deve organizar-se para produzir a mudança, e não ficar quieta - Gustavo Becker, advogado e analista político paraguaio, sobre o panorama político do país passados dois anos da posse do ex-bispo Fernando Lugo como presidente da república.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.