terça-feira, 30 de novembro de 2010

Roda de Tererê - 30/11/10

Crime em Itaipulândia

Tem início nesta terça-feira (30), no fórum de São Miguel do Iguaçu, o julgamento dos acusados pelo assassinato de Vendelino Royer, prefeito de Itaipulândia, morto a tiros na noite de 08 de julho de 2008, no momento em que saía de uma reunião com populares. Os principais acusados são Laudair Bruch, vice-prefeito e suposto mandante do crime, e Tiago Pereira Maciel, apontado como o autor dos disparos. A previsão é de que a sentença seja conhecida apenas amanhã (01).

Despiedados ladrões

Quando nem mesmo uma freira consegue escapar da ação dos ladrões, é sinal de que a situação está realmente complicada. De acordo com o Diário Vanguardia, Estelvina López Colmán, religiosa, teve sua habitação no bairro San Isidro, de Ciudad del Este, arrombada por marginais que levaram cerca de R$ 18 mil em moedas diversas (reais, guaranis e euros), uma corrente de ouro e um valioso relógio de pulso. O furto ocorreu no momento em que a religiosa participava de um ato litúrgico.

Desabamento na escola

Felizmente, tudo não passou de um susto. Na manhã desta segunda-feira (29), possivelmente, por defeitos em sua construção, o teto da sala de aula de uma escola edificada com verbas do governo do Alto Paraná veio abaixo na cidade de Hernandarias, gerando perigosos destroços e inutilizando parte da estrutura. De acordo com o jornal ABC Color, o incidente ocorreu na escola do bairro Las Mercedes e ninguém ficou ferido, uma vez que os alunos já encontram-se em férias e não havia nenhum professor no local.

Polêmica em Yacyretá

Diretor paraguaio da binacional Yacyretá (Paraguai / Argentina), o colorado Miguel Fulgencio “Kencho” Rodríguez é acusado, por membros do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), de utilizar fundos da entidade para financiar campanhas políticas de seus correligionários no departamento (estado) de Misiones, extremo sul do Paraguai. Rodríguez nega as denúncias, porém, teme que a postura do PLRA possa custar sua permanência no cargo, que ainda depende de confirmação por parte do Parlamento.

Esperança Colorada

Ex-prefeito de Ciudad del Este e homem-forte do Partido Colorado na região fronteiriça, Javier Zacarías Irún inscreveu, nesta segunda-feira (29), o movimento “Esperança Colorada”, criado para alavancar sua candidatura à presidência do partido nas eleições internas marcadas para março do próximo ano. Acompanhado por grande quantidade de aderentes, Zacarías prometeu “não defraudar as esperanças do povo colorado”. O último dia para a inscrição de movimentos é hoje (30).

Investimentos no Paraguai

A multinacional Rio Tinto Alcan, do ramo da mineração, confirmou nesta segunda-feira (29) sua intenção de investir até US$ 3,5 bilhões para a instalação de uma planta de industrialização de alumínio no Paraguai. Para tanto, a empresa necessita garantias do governo local, no sentido de que haverá disponibilidade suficiente de energia para permitir o funcionamento da indústria, que consumirá o equivalente a 60% da atual demanda de eletricidade do país. As negociações encontram-se em estágio avançado.

Frase do Dia

Faltam firmeza, mais clareza e coerência ao governo de Fernando Lugo, e a sociedade civil deve organizar-se para produzir a mudança, e não ficar quieta - Gustavo Becker, advogado e analista político paraguaio, sobre o panorama político do país passados dois anos da posse do ex-bispo Fernando Lugo como presidente da república.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.