segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sem-teto desocupam refúgio de Itaipu

15.11.10 - Um grupo de cerca de 200 “sem-teto”, que na madrugada do último sábado (13), invadiu o refúgio biológico binacional de Mbaracayú, pertencente a Itaipu, abandonou a área neste domingo (14) ante a ameaça de desalojamento pela via judicial.

Imagem: ABC Color

De acordo com o jornal ABC Color, os invasores, que alegam que uma faixa de 50 hectares entre Salto del Guairá e a fronteira seca com o Brasil teria sido incorporada, ilegalmente, à área do refúgio, cortaram a cerca perimetral e armaram barracas com a intenção de permanecer no local por tempo indeterminado.

Ainda no sábado, a invasão foi denunciada por Itaipu ao Ministério Público, cujos representantes estiveram no refúgio para averiguar a situação e solicitar aos sem-teto que abandonassem voluntariamente o local.

Inicialmente, os líderes do grupo anunciaram que não deixariam o imóvel, porém, na manhã de domingo, quando as primeiras unidades policiais chegaram, a área já havia sido abandonada, sobrando apenas estacas e restos das precárias barracas montadas.

Um dos principais detonantes da invasão, segundo o ABC Color, seria a especulação imobiliária gerada pelo crescimento comercial da cidade, que faz com que lotes próximos à fronteira seca, como os do refúgio, estejam cotados a até US$ 100 mil por 420 metros quadrados.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Brasiguaios do MST fazem protesto em MS

13.11.10 - Cerca de 1,5 mil agricultores brasileiros, que retornaram do Paraguai após problemas com os camponeses locais, fizeram na última quinta-feira (11) um protesto às margens da BR-163, em Itaquiraí (MS), local onde encontram-se acampados. Mais...

Camponeses ameaçam “reação violenta” no Paraguai

10.11.10 - Revoltados com a decisão da Câmara dos Deputados de incluir, na lei orçamentária para 2011, um artigo dispondo a proibição da compra das terras do brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira, camponeses ameaçam com atos de violência em todo o país. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.