segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Senado paraguaio aprova Dia Nacional do Tererê

22.11.10 - O Senado do Paraguai aprovou, na última quinta-feira (18), o projeto de lei que institui o último sábado de fevereiro como o “Dia Nacional do Tererê”. Como a redação foi modificada, no entanto, a matéria volta à Câmara para nova análise antes de ser encaminhada para sanção.

A mudança foi explicada, ao Diário Última Hora, pela senadora Iris Rocío González, que apontou que, além do tererê, o mate também fazia parte do projeto original. “Tendo em conta que o Senado argentino já aprovou o mate como bebida nacional, achamos melhor que aqui seja só o tererê”, justificou.

O projeto, de autoria do deputado Dionisio Ortega, surgiu após a notícia de que o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul incluíra o tererê na lista de bens que fazem parte de seu patrimônio imaterial, situação interpretada, por nacionalistas paraguaios, como um “roubo” à tradicional infusão consumida no país.

Bebida gelada à base de erva mate e condimentos locais, o tererê, assim como o chimarrão brasileiro e o mate argentino, tem origem em costume indígena difundido, especialmente, entre os povos guaranis. No Paraguai, além de bebida, o tererê é encarado como um elemento de confraternização e socialização.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Mato Grosso do Sul Aprova Tombamento do Tererê

Bebida mais consumida nos locais de influência guarani, o tererê, infusão preparada à base de erva-mate, será tombado como patrimônio imaterial do povo de Mato Grosso do Sul, conforme resolução adotada pelo Conselho de Estado de Cultura em sua última reunião. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.