sábado, 27 de novembro de 2010

Sopa Brasiguaia completa cinco anos na internet

27.11.10 - Lançado em 27 de novembro de 2005, o Sopa Brasiguaia completa, neste sábado, seu quinto aniversário na internet. De lá para cá, já foram cerca de cinco milhões de acessos e 16 mil postagens com notícias e curiosidades da fronteira Brasil / Paraguai.

Criado por Guilherme Wojciechowski e Fernando Fernandes, o blog, que tem como objetivo relatar, em português, temas que interessam aos moradores da região, surgiu da constatação de que, devido a barreiras idiomáticas, criou-se uma fronteira na comunicação entre os países vizinhos e o público brasileiro.

Desta maneira, brasileiros tendem a crer que o país Paraguai resume-se, apenas, às quadras de lojas e shoppings nos arredores da Ponte da Amizade, uma vez que, habitualmente, a cobertura dos grandes meios de comunicação brasileiros sobre o país vizinho centra-se em Ciudad del Este e resume-se a contrabando, pirataria e narcotráfico.

Através do Sopa Brasiguaia, o internauta tem a possibilidade de informar-se, também, sobre temas culturais, políticos, econômicos, esportivos e do cotidiano de quem vive no país que abriga a segunda maior colônia brasileira no exterior ou habita a Tríplice Fronteira onde Brasil, Paraguai e Argentina encontram-se.

O sucesso na internet levou o Sopa à conquista de outras mídias, estando, desde agosto de 2007, presente nas ondas do rádio, tendo permanecido três anos na Band News FM Curitiba e, desde setembro de 2010, migrando à frequência da CBN, maior rede informativa de rádios do Brasil.

As notícias do Sopa estão presentes, com flashes diários, no programa Rádio Notícia da AM 1060, de Curitiba, tendo fornecido conteúdo, anteriormente, à WESX AM (Boston – EUA), Cidade FM (Bella Vista Norte – Paraguai) e Guaicurus FM (Porto Murtinho – MS).

A rede do Sopa inclui, ainda, coluna diária no portal Paraná Online e reprodução de conteúdo em sites, jornais e revistas, além de periódicas citações televisivas. A todos os que acompanham ou acompanharam o blog neste período, ajudando-o a crescer, nosso sincero muito obrigado.

Leia Também...

Rádio CBN Chega Nesta Quarta à Fronteira

Foz do Iguaçu e região fronteiriça ganham, nesta quarta-feira (22), uma nova fonte de informação. Desembarca na cidade, na manhã de hoje, a rádio CBN, líder de audiência em radiojornalismo no Brasil. A emissora transmitirá na frequência da antiga Rádio Foz. Mais...

Sopa Brasiguaia Estreia Coluna no Paraná Online

Leitores do Sopa e do portal Paraná Online contam, a partir de hoje (25), com uma novidade no ar: a estreia do Sopa Brasiguaia em um dos endereços virtuais mais acessados do Paraná, com mais de um milhão de visitantes únicos / mês e diversificado conteúdo. Mais...

Um comentário:

  1. Quero fazer chegar a toda a equipe de Sopa Brasiguaia um grande abraço e meu desejo de que continúe a difundir as coisas que os meios "políticos-comerciais" escondem aos olhos da cidadanía. Um grande abraço desde Oyonnax França. Meu novo correio é holavecino@hotmail.fr, e nela espero todo e qualquer mensagem

    ResponderExcluir

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.