quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Técnicos verificam segurança da barragem de Itaipu

25.11.10 - Construída sobre o leito original do rio Paraná, a barragem de concreto da usina de Itaipu suporta, desde 1982, a pressão de milhões de litros de água armazenados em seu lago artificial. Para evitar surpresas, técnicos monitoram o desgaste das estruturas.

Imagens: Itaipu Binacional.

De acordo com o Jornal Eletrônico de Itaipu, técnicos do Board de Consultores Civis, acompanhados por funcionários da binacional, vistoriaram na última terça-feira (23) inúmeros pontos da barragem, entre eles, o vão entre os blocos D20 e D40, onde constatou-se aumento da subpressão.

É uma variação que não oferece risco, mas que é inesperada e estamos tentando compreendê-la melhor”, explicou Cláudio Porchetto Neves, gerente da divisão de Engenharia Civil e Arquitetura (ENCC.DT), citado pelo informativo de Itaipu.

Nossa aposta é que isso tenha acontecido devido ao alto volume de chuvas dos últimos onze meses, mas queremos confirmar a hipótese com especialistas. Já contratamos, inclusive, consultorias para apoiar o processo”, disse Cláudio Issamy Osako, funcionário de Itaipu e coordenador do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (CEASB)

As conclusões preliminares, porém, são de que a situação geral está normal e a represa continua segura. “Depois de 28 anos, era esperado que houvesse alguma modificação, mas a barragem continua completamente segura”, garantiu Nelson de Sousa Pinto, coordenador do grupo de técnicos.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Problema em turbina de Itaipu foi informado em outubro

17.11.10 - Apesar de ter vindo à tona na grande imprensa apenas na semana passada (em coincidência com o aniversário do “apagão” de novembro de 2009), o problema na turbina de nº 6 de Itaipu foi alvo de um detalhado informe difundido ainda no mês de outubro. Mais...

Princípio de incêndio na usina de Itaipu

11.11.10 - A imprensa paraguaia confirmou, há instantes, rumor surgido na rede social Twitter sobre um princípio de incêndio na casa de máquinas da usina de Itaipu. De acordo com o jornal ABC Color, o problema foi originado por faíscas na turbina de nº9. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.