sábado, 27 de novembro de 2010

Turismo de Itaipu não aceitará moeda estrangeira

27.11.10 - Segundo atrativo mais visitado de uma região onde a circulação simultânea de várias moedas (real, peso, guarani e dólar) é tida como corriqueira, a usina de Itaipu passará, a partir de 24/12, a aceitar apenas reais nas bilheterias de seu Complexo Turístico.

Imagem ilustrativa

A justificativa da diretoria do Complexo, informada às agências, é que o cancelamento da aceitação das demais moedas “contempla as reclamações dos visitantes quanto à taxa de câmbio praticada”, calculada “com a média entre as cotações obtidas junto às principais casas de câmbio da cidade”.

O Complexo Turístico de Itaipu alega, também, “o baixo volume de transações que acontecem no Centro de Recepção de Visitantes”, afirmando que outros atrativos do lado brasileiro da fronteira já adotaram ou estão adotando medidas similares.

Em Foz do Iguaçu, curiosamente, moedas estrangeiras podem ser usadas em supermercados, lojas, restaurantes e estabelecimentos dos mais diversos setores, bem como para o pagamento da tarifa do transporte coletivo, que possui valores indicativos em reais, dólares e guaranis.

Na Tríplice Fronteira, o pioneiro em restringir o pagamento à moeda nacional foi o Parque Nacional Iguazú, da Argentina, cuja medida beneficiou, apenas, “cambistas” e concessionários das lojas e lanchonetes que, mediante uma compra, utilizam cotações paralelas para devolver o troco em pesos argentinos.

Nas imediações da usina de Itaipu, tal como no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, não há nenhuma casa de câmbio ou agência bancária, situação que pode fomentar a criação de um mini-mercado paralelo para “socorrer” os desavisados.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Feriadão de recorde e congestionamento na fronteira

16.11.10 - Último fim de semana prolongado do ano, o feriadão de Proclamação da República trouxe recorde turístico às Cataratas do Iguaçu e congestionamento gigante nos acessos à Ponte da Amizade. No sentido Paraguai, a fila de carros chegou a 4,5 Km. Mais...

Previsão de 20 mil turistas no último feriadão do ano

12.11.10 - O setor turístico da fronteira recebe, já a partir de hoje (12), turistas que chegam para o último feriadão prolongado de 2010. A previsão é de que, somente no Parque Nacional do Iguaçu, mais de 20 mil visitantes conheçam o principal atrativo da região. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.