quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Alíquota para brinquedos fica mais alta

29.12.10 - Visando reduzir a fatia ocupada pelos brinquedos “Made in China” no mercado brasileiro, o governo federal solicitou ao Mercosul a elevação da alíquota comum de importação, dos atuais 20%, para 35%, em medida que deve começar a valer a partir de 2011.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, os produtos chineses representam, atualmente, 60% de todas as vendas contabilizadas no Brasil. Com a nova alíquota comum (válida também para o Paraguai), a expectativas dos fabricantes é pelo menos equilibrar a balança entre brinquedos nacionais e importados.

"O mercado brasileiro terminou 2010 com 60% das vendas nas mãos dos chineses e 40% com a indústria nacional. A expectativa é que possamos chegar a um equilíbrio de 50% para cada lado", pontualizou Sinésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ).

Segundo Costa, a situação é ainda pior nos demais países do Mercosul. "Na Argentina, os chineses respondem por 92% do mercado de brinquedos, além de 98% no Paraguai e 99% no Uruguai", apontou.

Com a elevação da alíquota para brinquedos importados de fora do bloco, fabricantes brasileiros esperam, além de recuperar parte do mercado perdido em jogos de tabuleiro, bonecas e afins, expandir sua presença nos países vizinhos e abrir, a curto prazo, duas fábricas no Paraguai e outras duas no Uruguai.

"Cada emprego perdido na indústria do setor no Mercosul representa a criação de oito novas vagas na China, então estamos falando de 120 mil empregos para os chineses às nossas custas nesse período", afirmou o empresário, citando a perda de 15 mil empregos apenas nos últimos três anos.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Receita arrecada R$ 1,7 milhão em leilão de veículos

22.12.10 - A Receita Federal do Brasil (RFB) realizou nesta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu, seu último leilão de veículos apreendidos no que vai de 2010. No total, das 50 unidades de carga oferecidas, 46 foram arrematadas pelos cerca de 120 participantes. Mais...

RFB apreende 18 carros e um ônibus na BR-277

15.12.10 - Em operações realizadas entre sábado (11) e segunda-feira (13), em Santa Terezinha de Itaipu e no posto de fiscalização Bom Jesus, em Medianeira, fiscais da Receita Federal do Brasil (RFB) apreenderam 18 carros e um ônibus. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.