sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Aprenda simpatias de ano novo “Made in Paraguay”

31.12.10 - No Paraguai, assim como no Brasil, na Argentina e em boa parte dos países do mundo, o ano de 2011 será recebido com celebrações e rituais para que o período que se inicia seja melhor que o anterior. Na lista abaixo, alguns dos truques mais curiosos utilizados pelos paraguaios na noite da virada:

Banho Purificador: banho nunca é demais, ainda mais, depois da farra da primeira noite do ano. Para descarregar toda a energia negativa, aconselha-se um banho de madrugada. No interior do país, antes que o sol de 1º de janeiro nasça, famílias inteiras se atiram nos arroios.

Abraço: se sua intenção é flechar a cara-metade, um dos conselhos dos “mentalistas” paraguaios é que você abrace a primeira pessoa do sexo oposto que encontrar pela frente, independente de quem seja. Outro truque é sentar-se e levantar-se a cada uma das doze badaladas da meia-noite.

Vassoura: para livrar-se das energias negativas descarregadas pelos invejosos no ano que passou, à meia-noite, pegue uma vassoura “decorada” com folhas de arruda e varra a sujeira da casa em direção à rua. Mas atenção: o truque só funciona com folhas de arruda silvestre!

Dinheiro: para ter dinheiro de sobra no ano que chega, é preciso comemorar a virada com dois maços de notas. O primeiro deve ser colocado no bolso, para que a carteira esteja sempre cheia em 2011; o segundo, deve ser segurado com a mão direita, para dar sorte.

Mala: se seu objetivo é viajar, à meia-noite, pegue uma mala (pode ser vazia) e dê uma volta na quadra com ela. Se a vizinhança for perigosa, no entanto, o truque pode ser improvisado subindo e descendo escadas, embora o resultado não seja totalmente garantido.

Chave: outra simpatia levada a sério pelos supersticiosos paraguaios, é pendurar uma chave com uma fita vermelha na porta de entrada da casa. O objetivo? Atrair sorte e espantar o mau olhado.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Velho do Saco vira Papai Noel no Natal paraguaio

24.12.10 - Do alto do cerro de Ñemby, o Velho do Saco desce e entrega presentes a cerca de 300 crianças que formam uma animada fila para recebê-lo. Graças ao trabalho de folcloristas, o desprezado Karai Vosa vem ocupando, cada vez mais, o espaço do Noel importado. Mais...

Argentinos de Puerto Iguazú antecipam festa do Réveillon

22.12.10 - Ainda faltam nove dias, porém, na noite de hoje (22), os moradores de Puerto Iguazú, cidade argentina da Tríplice Fronteira, darão “adeus” a 2010 em um animado festival com a participação de artistas locais e nacionais e a queima antecipada de fogos. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.