sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Argentina cria comissão para nova usina no rio Paraná

31.12.10 - No papel desde a década de 1960, a hidrelétrica binacional de Corpus (Argentina / Paraguai), objetada por ambientalistas, será alvo de novos estudos técnicos por parte de uma comissão criada pelo governo argentino e encabeçada por Óscar Thomas, diretor de Yacyretá.

Imagem: Los que se van

De acordo com o Diário Última Hora, o objetivo da comissão é “buscar a viabilidade técnica e política do Projeto Corpus”. A intenção argentina é erguer a nova usina, a terceira do rio Paraná, no trecho de corredeiras entre a foz do rio Iguaçu e a parte final do reservatório de Yacyretá (Paraguai / Argentina).

O governo nacional quer continuar investindo em geração limpa, criando desenvolvimento em lugares afastados da capital federal e privilegiando o vínculo binacional com o Paraguai e o Brasil, transformando a província de Misiones em um elo de ligação entre os três países”, afirmou Thomas.

Antes, o antigo projeto era inviável, localizado na desembocadura do arrio Garupá, fazendo desaparecer praticamente toda a cidade de Candelária”, ponderou. “Hoje, com Corpus em Pindo-í, o impacto é muito menor que o de Yacyretá, afetará dez vezes menos território”.

A potência da nova usina, que de ser erguida, represará um dos últimos trechos virgens do rio Paraná, será significativamente inferior à de suas “irmãs” Itaipu e Yacyretá, em função do menor desnível encontrado no local. Por este motivo, ambientalistas consideram um despropósito a construção de Corpus.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Energia: Natal à luz de velas em bairros de CDE

24.12.10 - Itaipu inaugurou nesta quinta-feira (23), com a presença do presidente Fernando Lugo, seu novo transformador TxRx de 375 MVA da margem paraguaia do rio Paraná. Tal transformador, conforme os discursos, solucionará os “apagões” vividos no país vizinho. Mais...

Prefeito de Franco confia na construção da 2ª ponte

23.12.10 - Prefeito reeleito da cidade de Presidente Franco, Miguel Medina, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), disse confiar na construção da segunda ponte Brasil / Paraguai sobre o rio Paraná, ligando a cidade à região sul de Foz do Iguaçu. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.