domingo, 19 de dezembro de 2010

As 10 + da Imprensa Paraguaia – de 12/12 a 19/12

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

1. ¡Jesus do Muro é alvo de devoção no Paraguai!

Consegue enxergar a imagem de Jesus Cristo neste muro velho e cheio de mofo, que fica no pátio de uma casa de Ñemby? As pessoas da foto abaixo, publicada pelo Diário Popular em 14/12, juram que Cristo está ali e que não se trata de coincidência, mas, sim, um milagre.

A primeira a enxergar a figura foi Daisy Carolina Servín, 20, que disse ter ficado pasma com a descoberta. “Depois comecei a chorar e fiquei toda arrepiada”, contou. Devotos mais cheios da grana já propuseram, até mesmo, a compra do pedaço do muro. Há visitas de fiéis, inclusive, durante a madrugada.

2. ¡Chupa-Cabras volta ao ataque em Concepción!

E não foi só o Jesus do Muro que deu as caras no Paraguai na semana que passou. De acordo com o Diário Crónica (16/12), quem também deu um “pulinho” no país foi o Chupa-Cabras, que apesar do nome, fez a farra com vacas e galinhas na zona rural de Concepción. Um valente galo, que tentou defender as fêmeas de seu harém galináceo, ficou gravemente ferido.

3. ¡Polícia paraguaia detém argentino caçador de tatu!

Comer tatu é bom e, o argentino José Alcides Santarelli, não dispensa uma boa carnada. Segundo o Diário Crónica (18/12), Santarelli foi detido pela polícia paraguaia, na cabeceira da ponte fronteiriça que liga Posadas a Encarnación, de posse de uma arma de caça e munição à vontade. “Tenho um amigo que tem uma fazenda em que há muitos tatus, por isso, trouxe a arma para caçá-los”, justificou.

4. ¡Policial dançarino causa furor no Paraguai!

Você é da roça e não sabe dançar”. Assim começou a brincadeira que, nesta semana, foi parar nos canais de tv e nas páginas do Diário Crónica (14/12), que afirmou ter descoberto quem é o policial que, fardado, mostrou toda sua habilidade em um vídeo amador gravado em uma danceteria de Asunción. Temendo ser demitido, no entanto, o dançarino pediu que seu nome não fosse divulgado. “Nem louco”, confirmou.

5. ¡Suposta bomba era, na verdade, um pacote de erva!

Em 16/12, a sede do Poder Judiciário foi evacuada às pressas, em Asunción, devido a um telefonema anônimo alertando sobre uma suposta bomba escondida no prédio. No banheiro do oitavo andar, cães do esquadrão antibombas encontraram, de fato, um objeto suspeito. De acordo com o Diário Popular (17/12), porém, o artefato era, na verdade, um pacote de erva-mate para tererê.

6. ¡Sorvete de mandioca causa furor no Paraguai!

Vai um sorvetinho de mandioca aí? Em Caacupé, mulheres de Isla Pucú mostraram ao público, durante uma feira de produtos e sabores artesanais, sua inovadora iguaria, elaborado à base do tradicional tubérculo paraguaio. Segundo o Diário Crónica (13/12), uma bolinha do sorvete de mandioca custava apenas G$ 1.000 (menos de R$ 0,50). O sucesso foi tão grande que o estoque, rapidamente, acabou.

7. ¡MP descobre prostíbulo em galeteria de Ciudad del Este!

Frango assado na frente, “frango assado” atrás. Um dos destaques do noticiário de 15/12, em Ciudad del Este, foi a descoberta de que uma galeteria da Avenida Bernardino Caballero escondia, por trás da fachada, um prostíbulo que incluía, em seu variado cardápio, programas com menores de idade. De acordo com o jornal La Nación, o local não tinha alvará para funcionar. Nem como galeteria, nem como prostíbulo.

8. ¡Cliente espanca costureira que chamou-a de gorda!

Na semana em que uma mulher de J. A. Saldívar denunciou seu cabeleireiro por um aplique mal colocado, o pau comeu solto, mesmo, em Luque, onde uma cliente de 36 anos, desgostosa com um comentário da costureira, desceu a ripa na indefesa modista. Ao Diário Popular (13/12), María Cristina Bejarano disse que apanhou por ter sido sincera e ter dito à cliente que estava gorda para a roupa que teimava em não entrar.

9. ¡Semáforo leva à loucura motoristas de Ciudad del Este!

Motoristas de Ciudad del Este estão loucos da vida com o semáforo instalado no cruzamento entre a Supercarretera e a Avenida América, próximo à Área 4. De acordo com o Diário TN Press (14/12), além da luz vermelha que volta e meia queima, os galhos de uma mangueira dificultam a visualização do equipamento. Policiais corruptos, convenientemente parados nos arredores, agradecem.

10. ¡Idoso trepa em antena no alto de prédio e ameaça pular!

Mas o título de loucão da semana, mesmo, vai para Sebastián Romero, 65, que revoltado com a precariedade do atendimento no Hospital do IPS, em Asunción, subiu na antena de telecomunicações instalada no alto do prédio e ameaçou pular caso não fosse ouvido pelo presidente Fernando Lugo. ”Serei como um paraquedista sem paraquedas”, ameaçou Romero, via celular, à Ñandutí AM (15/12).

Mais de 2,5 mil pérolas da imprensa paraguaia? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.