domingo, 5 de dezembro de 2010

As 10 + da Imprensa Paraguaia – de 28/11 a 04/12

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

1. ¡Para escritor, EUA podem clonar Fernando Lugo!

Documentos publicados pelo site WikiLeaks revelam que o governo dos EUA solicitou à sua embaixada em Asunción, em 2008, dados peculiares sobre o então candidato Fernando Lugo, como DNA e escaneamento da íris. Ao Diário Popular (02/12), Osvaldo González Real, escritor de ficção científica, analisou o pedido.

Ter o DNA de uma pessoa implica a possibilidade de clonar um ser com as mesmas características. Poderiam, talvez, criar em série um presidente como o paraguaio e, por meio da engenharia genética, controlá-lo à distância como um fantoche-androide”, afirmou o escriba. Já imaginou?

2. ¡Estatal justifica compra com bizarra nota fiscal!

1 (one) Grúa para manipulación de carga Liebherr es shipped from European port up to Villeta”. Não entendeu? Pois é. Mas segundo o jornal ABC Color (30/11), é com uma nota assim, cheia de gambiarras, que a estatal que administra os portos do Paraguai tenta justificar a compra, na Áustria, de gruas supostamente superfaturadas. Quer mais? O endereço dado pelo intermediário da transação não existe.

3. ¡Dono recupera vaca roubada em Villeta!

Ceferino Bobadilla Pino, 59, morador de Villeta, entrou em desespero ao constatar que sua vaca havia sido levada por ladrões. Desesperado, passou 24 horas à procura até encontrá-la, em poder de um pequeno comerciante, que pediu-lhe uma prova de que a vaca era mesmo dele. De acordo com o Diário Popular (30/11), Bobadilla chamou: “¡Vaquiiiiiiitaaaa!”. E a vaca, toda feliz, disse “Muuuu”. É mole?

4. ¡Mulher denuncia estranho roubo na fronteira!

Sandra Carolina Allende Benítez, de Ciudad del Este, foi vítima de um estranho roubo noticiado pelo Diário TN Press em 03/12. Segundo o TN, a jovem dirigia uma van pela Supercarretera quando um marginal, com uma pistola em cada mão, apareceu do nada, pegou-a como refém e, antes de deixá-la a pé, fez a caridade de devolver-lhe a carteira com todos os documentos. A hipótese de “golpe do seguro” não está descartada.

5. ¡Marginais pintam moto com spray para despistar a polícia!

A Polícia Nacional do Paraguai descobriu em Lambaré, região metropolitana de Asunción, mais uma artimanha usada pelos “motochorros”, ladrões que tocam o terror no trânsito da cidade. De acordo com o jornal La Nación (04/12),os camaleônicos marginais usam sprays para mudar temporariamente a cor das suas motos sem placas e, assim, dificultar a identificação por parte das vítimas.

6. ¡Mendigos de Caacupé alugam bebês e crianças pequenas!

Nada como um bebezinho ou uma criança pequena para abrandar o coração dos viventes na hora de pedir esmola, certo? Pois segundo o Diário Crónica (03/12), mulheres de Caacupé, capital religiosa do Paraguai, estão “alugando” seus pequenos rebentos para que mendigos profissionais possam faturar uma grana extra nesta época do ano, quando a cidade é visitada por fiéis católicos de todo o Paraguai.

7. ¡Jornalista grávida dá resposta mais que direta em entrevista!

E por falar em bebê, Soledad Franco, jornalista paraguaia, deu entrevista ao Diário Popular (01/12) para falar sobre os maus-tratos sofridos por sua mãe em um aeroporto dos EUA. Lá pelas tantas, o cronista quis saber sobre sua gravidez. “O bebê já tem nome?”, perguntou. “Por enquanto não, até agora chamamos só de bebê”, respondeu Soledad. Como diria José Simão: “Mais direto, impossível”.

8. ¡Clima esquenta e motel pega fogo em Fernando de la Mora!

O verão ainda nem começou e os incêndios provocados por curto-circuítos já estão na pauta do dia do noticiário paraguaio. Em 28/11, o Diário Última Hora publicou que o Motel Cleópatra, na região metropolitana de Asunción, pegou fogo e teve de ser rapidamente evacuado. Quatro pessoas (possivelmente, dois casais que viviam o “fogo da paixão”) tiveram queimaduras leves.

9. ¡Modelos revelam apelidos carinhosos na hora do amor!

Falta de pauta não é problema para o Diário Popular, que em 30/11 pediu às modelos mais famosas do Paraguai um “Top 10” dos apelidos carinhosos dados por elas ao “melhor amigo do homem”. Lilian Ruiz esbanjou criatividade, indo de “pássaro louco” a “anacondinha” e “cabecinha louca”. Karen Brizueña chamou de “ursinho de carne”. Paty Orué, de “menino cabeçudo” e “aviãozinho atrevido”.

10. ¡Para modelo, calendário pornô será para toda a família!

Se Karen Brizueña, Miss Tanga 2010, fosse a responsável pelo sistema de classificação indicativa, o “calendariaço” encartado pelo Diário Popular em 03/12 seria para toda a família. Apesar da pouquíssima roupa e das poses nada “cristãs”, Brizueña assegurou, no dia anterior ao lançamento, que “é um calendário para pendurar no meio da cozinha” e “desfrutar em família”. Seja lá o que isso queira dizer.

Mais de 2,5 mil pérolas da imprensa paraguaia? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.