quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ativista pede prisão para filho de ex-ditador

23.12.10 - Exilado no Brasil desde que, em 1989, o ditador Alfredo Stroessner foi defenestrado do poder, Gustavo Stroessner, filho do tirano, pode estar próximo a retornar ao Paraguai, graças à prescrição dos processos nos quais era acusado de corrupção e enriquecimento ilícito.

Imagem: ABC Color

Para evitar que Gustavo retorne ao país e permaneça impune, Martín Almada, defensor dos direitos humanos e Prêmio Nobel Alternativo da Paz, solicitou ao juiz Arnaldo Fleitas a detenção e remissão do militar à Penitenciária Nacional de Tacumbú, por delitos imprescritíveis de lesa-humanidade.

Militar como seu pai, Gustavo Stroessner, que chegou à patente de coronel, é apontado como um dos principais artífices da Operação Condor no Paraguai. Tal operação, que envolveu os principais regimes ditatoriais do continente, tinha como objetivo perseguir e “desaparecer” opositores políticos.

Almada apresentou, ainda, indícios contábeis de que o patrimônio construído pelo filho do ditador teria origem ilícita e superaria, em quase cem vezes, seus rendimentos durante 23 anos de serviço militar.

Alfredo “Goli” Stroessner, sobrinho de Gustavo, afirmou que, desde a prescrição dos processos sobre corrupção e enriquecimento ilícito, no mês de junho, seu tio já visitou o país em inúmeras ocasiões. Sua intenção, segundo o jornal ABC Color, seria voltar ao Paraguai para viver seus últimos anos de vida.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Filho de Stroessner pode retornar ao Paraguai

10.12.10 - Exilado no Brasil desde 1989, o filho do ditador falecido Alfredo Stroessner, Gustavo, pode estar prestes a retornar ao Paraguai. Foi o que confirmou, nesta quinta-feira (09), o colorado Alfredo “Goli” Stroessner, sobrinho do exilado. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.