quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Avião não-tripulado voltará a voar em 2011

30.12.10 - Anunciado com pompa e circunstância pelo governo federal em 2009, o Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) de fabricação israelense, encomendado pela Polícia Federal (PF) e guardado a sete chaves no aeródromo de São Miguel do Iguaçu, voltará a voar a partir de março de 2011.

Imagem: Agência Estadual de Notícias (AEN)

Foi o que revelou, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o delegado-chefe da Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu, José Alberto Iegas, que fez uma análise sobre os desafios enfrentados pela corporação na região de fronteira e a necessidade de ampliação do patrulhamento.

Na opinião de Iegas, para 2011, a PF precisará aumentar o atual efetivo de 250 policiais (divididos em escalas), repensar a situação carcerária (a PF tem 61 presos em um espaço onde cabem 14), e capacitar a corporação com equipamentos de ponta que possam auxiliar e até substituir agentes.

Um dos equipamentos de ponta é, justamente, o VANT, com capacidade para detectar e mapear, em tempo real, portos clandestinos e rotas utilizadas por contrabandistas e traficantes, transmitindo as informações para a base e orientando os agentes que atuam em terra.

Iegas sugere, também, a adoção de políticas públicas, como a criação de parques lineares, para ocupar a barranca do rio Paraná no perímetro urbano de Foz do Iguaçu e devolvê-la à população. Atualmente, devido aos portos e depósitos clandestinos, o local é considerado “terra de ninguém”.

Se o estado ocupasse a área de maneira lícita, nosso efetivo não precisaria ficar lá porque não seria mais porta de entrada de contrabando e droga. Focaríamos todo nosso efetivo para a própria Ponte da Amizade e para o Lago de Itaipu”, avaliou o delegado.

A PF prevê, ainda, melhoria na cooperação com o Paraguai, uma vez que, assim como Foz do Iguaçu, as cidades do lado paraguaio da fronteira também sofrem com o espectro de violência e poder paralelo trazido pelo crime organizado instalado na região.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Governo Federal cria comissão para integração fronteiriça

29.12.10 - Para suprir a lacuna estatal detectada nas áreas fronteiriças, entrará em ação, a partir do próximo ano, a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira, que espera trabalhar, também, em conjunto com os países vizinhos. Mais...

Ministério sugere ações de curto, médio e longo prazo

29.12.10 - Em seu estudo sobre a realidade e os desafios das regiões fronteiriças brasileiras, o Ministério da Integração Nacional sugere medidas para combater o crime organizado e alavancar o desenvolvimento de áreas historicamente “esquecidas” pelo Estado. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.