quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Brasiguaios acampados em MS mudam de rodovia

02.12.10 - Desalojados do trecho da BR-163 onde estavam acampados, no município de Itaquiraí (MS), cerca de 500 famílias de agricultores brasiguaios recusaram a área provisória oferecida pelo governo federal e dirigiram-se à BR-487 para continuar a vigília.

Imagem: TV Morena

De acordo com o jornal O Globo, os brasiguaios, que retornaram do Paraguai após conflitos com camponeses locais, trasladaram suas barracas à beira da BR-487 para dar continuidade ao protesto no qual reivindicam ao governo a destinação de lotes para a criação de uma colônia agrícola.

No início de novembro, os manifestantes, muitos deles, indocumentados, foram cadastrados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para inclusão nos programas do órgão, porém, recusaram a oferta provisória de acampamento no Assentamento Santo Antônio, também em Itaquiraí.

A desocupação da faixa de terra ao redor da BR-163 foi ordenada pela justiça em função dos trabalhos de duplicação da rodovia. Os líderes do acampamento afirmam que só sairão do costado da BR-487, quando o governo oferecer ao grupo solução definitiva ao problema da falta de terra.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Brasiguaios do MST fazem protesto em MS

13.11.10 - Cerca de 1,5 mil agricultores brasileiros, que retornaram do Paraguai após problemas com os camponeses locais, fizeram na última quinta-feira (11) um protesto às margens da BR-163, em Itaquiraí (MS), local onde encontram-se acampados. Mais...

Brasiguaios de Mato Grosso do Sul serão reassentados

03.11.10 - Acampados em uma área à beira da BR-163, em Itaquiraí (MS), cerca de 600 famílias de brasiguaios, que retornaram ao Brasil atraídas por promessas ou amedrontadas por confrontos com camponeses, serão reassentadas pelo INCRA. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.