quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Brasiguaios fazem protesto em rodovia do Paraguai

29.12.10 - Agricultores de origem brasileira, ameaçados de despejo por conta de um litígio judicial em Santa Rita, a 70 quilômetros da Ponte da Amizade, organizaram nesta terça-feira (28) um protesto que levou ao bloqueio do trânsito na rodovia que corta a cidade.

Imagem: ABC Color

De acordo com o jornal ABC Color, a ameaça de despejo afeta 67 colonos, residentes no local há mais de três décadas, e a própria prefeitura de Santa Rita, que comprou parte do imóvel original de 1,5 mil hectares com a intenção de criar um distrito para atrair investimentos industriais à cidade.

O impasse teve início com uma ação protocolada pelo militar aposentado Justo Alcides Silvero, afirmando ser o verdadeiro proprietário da área. Tanto Silvero, como os produtores e a prefeitura de Santa Rita, contam com escrituras assegurando a propriedade das terras em litígio.

Nesta terça-feira (28), ante os rumores de que uma equipe policial teria chegado à cidade para a terceira tentativa de desalojamento, os produtores angariaram apoio e bloquearam o trânsito na Ruta VI por cerca de oito horas, para chamar a atenção das autoridades paraguaias e exigir providências sobre o caso.

A manifestação contou com a participação de cerca de três mil pessoas, entre elas, os prefeitos de Santa Rita (Concepción Rodríguez), Naranjal (César Padoin), San Cristóbal (Ildefonso Santander) e Santa Rosa del Monday (María Victoria Salinas).

Durante o bloqueio, foi permitida, apenas, a passagem de unidades do transporte coletivo, ambulâncias e veículos com placa estrangeira. Como resultado, Rafael Filizzola, ministro do Interior, comprometeu-se a receber os manifestantes, nesta quarta-feira (29), em reunião marcada para a capital paraguaia, Asunción.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Governador eleva tensão contra produtores brasileiros

27.12.10 - Situado na região centro-norte do Paraguai, o departamento (estado) de San Pedro é um dos mais pobres e tumultuados do país, com o registro de constantes enfrentamentos entre camponeses radicalizados e agricultores paraguaios e estrangeiros. Mais...

Camponeses desocupam estância de brasileiro

06.12.10 - De olho na promessa de que o governo agilizará os trâmites para a compra de parte ou da totalidade da estância administrada pelo brasileiro Ulisses Teixeira na região centro-norte do Paraguai, camponeses deixaram a área neste final de semana. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.