quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Brasil doa aviões militares ao Paraguai

30.12.10 - Com a presença do presidente Fernando Lugo, realizou-se nesta quarta-feira (29), em Luque, região metropolitana de Asunción, a cerimônia de entrega de três aviões militares do tipo Tucano, doados ao Paraguai pela Força Aérea do Brasil.

Imagem: Presidência da República

De acordo com o jornal ABC Color, a doação faz parte de um convênio ratificado pelo Congresso do Paraguai em 2009, pelo qual, em troca dos três aviões, o Paraguai repassa ao Brasil quatro aviões Xavantes e o antigo Boeing presidencial, todos eles, em estado de desuso.

Para o Brasil, as aeronaves paraguaias servirão para o reaproveitamento das peças em bom estado, enquanto que, para o Paraguai, os três aviões Tucano servirão para atividades de instrução de novos pilotos.

Paralelamente, o governo paraguaio pretende adquirir, junto à Rússia, pelo menos seis aeronaves militares, como forma de modernizar a atual frota à disposição de sua Força Aérea, que em uma hipotética situação de combate, seria superada pelo obsoletismo de seus equipamentos.

As aeronaves brasileiras doadas ao Paraguai estão configuradas apenas para tarefas de voo e instrução, não contando com armamentos. No Brasil, a Força Aérea conta, atualmente, com aviões do tipo “Super Tucano”, mais atualizados em relação ao modelo anterior.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Governo Federal cria comissão para integração fronteiriça

29.12.10 - Para suprir a lacuna estatal detectada nas áreas fronteiriças, entrará em ação, a partir do próximo ano, a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira, que espera trabalhar, também, em conjunto com os países vizinhos. Mais...

Ministério sugere ações de curto, médio e longo prazo

29.12.10 - Em seu estudo sobre a realidade e os desafios das regiões fronteiriças brasileiras, o Ministério da Integração Nacional sugere medidas para combater o crime organizado e alavancar o desenvolvimento de áreas historicamente “esquecidas” pelo Estado. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.