terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Brasil pode impôr barreiras ao trigo paraguaio

28.12.10 - Produtores e exportadores de trigo estão preocupados, no Paraguai, com notícias vindas do Brasil, dando conta de que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento prepara, para 2010, um pacote de medidas para diminuir o predomínio do trigo importado e fortalecer a produção nacional.

Imagem de arquivo / IAPAR

De acordo com o jornal La Nación, no ano de 2010, o Paraguai exportou quase 90% de sua produção de trigo ao mercado brasileiro, em especial, aos estados das regiões Sul e Sudeste do país, situação que torna os exportadores paraguaios dependentes das oscilações verificadas do lado de cá da fronteira.

Entre as medidas em análise pela equipe do novo governo, uma delas seria a imposição de “cotas” ao trigo importado, que poderia abastecer, apenas, 50% do consumo interno brasileiro.

As estratégias em estudo incluiriam, segundo o La Nación, criação de períodos em que a importação estaria proibida (coincidindo com o período de escoamento da safra brasileira), elevação de impostos ao produto estrangeiro e concessão de incentivos fiscais às empresas que adquiram trigo nacional.

As barreiras podem incluir, ainda, proibição de importação de produtos agrícolas de países que utilizam defensivos agrícolas proibidos no Brasil e criação de novas burocracias sanitárias nas fronteiras. Caso tais medidas sejam de fato aplicadas, exportadores do Paraguai e da Argentina prometem protestar.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Mercosul: Paraguai define prioridades de gestão

21.12.10 - Ao participar da Cúpula de Chefes de Estado realizada em Foz do Iguaçu, o Paraguai recebeu, na última sexta-feira (17), a presidência semestral do Mercosul. Héctor Lacognata, ministro das Relações Exteriores, anunciou as prioridades da gestão paraguaia. Mais...

Impasse Paraguai / Argentina chega ao fim

14.12.10 - A ameaça paraguaia de não participar da Cúpula do Mercosul, em protesto às restrições sobre o trânsito de mercadorias no trecho argentino da hidrovia dos rios Paraná e Paraguai, surtiu efeito. Nesta segunda-feira, a Argentina informou a solução do problema. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.