quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Brasil proporá novo cargo na cúpula de Foz

15.12.10 - O Brasil irá propôr aos demais membros do Mercosul, na cúpula semestral que terá início nesta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, a criação de um novo cargo político para o bloco econômico regional. A informação veio à tona, ontem (14), em declarações do porta-voz Marcelo Baumbach.

De acordo com o jornal O Globo, a intenção brasileira é criar o cargo de “Alto Representante-Geral do Mercosul”, cuja função seria “cristalizar o pensamento do Mercosul, além de ser um representante do bloco e de construção de consensos”.

O Brasil, que defende a institucionalização do Mercosul, e que tem se batido por esse ideal, veio com essa proposta, mas não temos nenhum nome para apresentar neste momento”, disse Baumbach, negando que o objetivo seja “acomodar” o presidente Lula ou o ministro Celso Amorim, que estará fora do próximo governo.

Sobre o perfil do ocupante do novo cargo, Baumbach disse que dependerá de negociações posteriores, porém, deve ser “alguém que tenha trânsito político”. A criação do posto de “Alto Representante-Geral” deve ser aprovada nas instâncias técnica (reunião de ministros) e política (reunião de presidentes).

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Cúpulas trazem “operação de guerra” à fronteira

14.12.10 - Tem início hoje (14), em Foz do Iguaçu, a programação das cúpulas social e de chefes de estado do Mercosul e países associados. Até a próxima sexta-feira (17), cerca de três mil policiais e militares reforçarão o patrulhamento da região fronteiriça. Mais...

Cúpula de Foz será despedida do presidente Lula

14.12.10 - A Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, que começa na quinta (16) e vai até sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, marcará a despedida internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a apresentação oficial de Dilma Rousseff. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.