terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cúpula de Foz será despedida do presidente Lula

14.12.10 - A Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, que começa na quinta (16) e vai até sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, marcará a despedida internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a apresentação oficial da presidente eleita Dilma Rousseff.

O evento, que contará com a presença de 12 presidentes e comitivas de 35 países, engloba também a Cúpula Social do Mercosul (que começa hoje), reuniões paralelas e assinatura de acordos comerciais e de cooperação entre o bloco econômico sulamericano e demais países envolvidos.

A programação oficial da Cúpula de Chefes de Estado começa na quinta-feira (16), no Cineteatro do Barrageiro, da usina de Itaipu, com um encontro entre os governantes e os participantes da Cúpula Social. Na sequência, será oferecido um jantar de boas-vindas aos presidentes e autoridades convidadas.

Paralelamente, ministros que compõem o Conselho do Mercado Comum (CMC), principal instância do Mercosul, reunirão-se no Hotel Bourbon, cujo centro de convenções será, na sexta-feira (17), o principal cenário da Cúpula, que deve estender-se até o início da tarde.

Trata-se do maior evento já sediado por Foz do Iguaçu, com a participação de presidentes e autoridades dos 12 países da América do Sul, e ministros de países como Jordânia, Síria, Palestina, Austrália, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Malásia, Zimbabué, Nigéria, Argélia, Marrocos, Egito, México, Cuba, Índia, Irã, Paquistão e Sri Lanka.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Mercosul pode ter placa unificada para veículos

10.12.10 - Veículos brasileiros, paraguaios, argentinos e uruguaios, todos, com o mesmo modelo de placa. A adoção de uma placa comum para os quatro atuais membros do Mercosul será um dos temas debatidos na cúpula semestral do bloco, marcada para Foz do Iguaçu. Mais...

Paraguai pedirá manutenção da alíquota zero

09.12.10 - Caso não suspenda sua participação na cúpula semestral, em função de problemas comerciais com a Argentina, o governo do Paraguai deve pedir, no evento que acontecerá em Foz, a manutenção da alíquota zero que beneficia o setor produtivo do país. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.