sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Carros do Mercosul terão placa única até 2020

17.12.10 - Tal como antecipado pelo Sopa na semana passada, um dos assuntos postos em pauta, nesta quinta-feira (16), no primeiro dia da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, foi a adoção de um modelo de placa única para os quatro países do bloco.

Assim, veículos de Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai serão emplacados com o mesmo modelo de chapa, cuja cor será amarela. Os critérios de numeração e combinação de letras ainda serão definidos, porém, exigirão que os registros automotivos dos quatro países atuem de maneira coordenada.

Pelo cronograma definido nesta quinta-feira (16), durante a reunião do Conselho do Mercado Comum, a implantação do modelo começará em 2016, com o emplacamento de ônibus e caminhões. Carros de passeio, por sua vez, receberão a nova placa a partir de 2018. Até 2020, o processo deve estar concluído.

Em declarações à imprensa, Antônio José Ferreira Simões, subsecretário-Geral para América do Sul, América Central e Caribe do Itamaraty, explicou que "a ideia da placa não é penalizar, a ideia da placa é muito simples: é pra botar o Mercosul na garagem de todos vocês".

Entre as vantagens da integração dos sistemas de registro automotivo e da implantação da placa única, destaque para o combate mais efetivo ao roubo de carros e para a cobrança integrada de multas, pondo fim a uma lacuna legal que é visível, especialmente, nas cidades turísticas ou de fronteira.

Em Foz do Iguaçu, por exemplo, são vários os casos de motoristas brasileiros que circulam com carros de placa paraguaia para ter “via livre” para cometer infrações de trânsito, uma vez que as multas emitidas por pardais e lombadas eletrônicas não são enviadas a endereços no exterior.

Nos litorais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por sua vez, motoristas argentinos são os principais infratores do trânsito, sendo multados, apenas, em casos de flagrante. Nas estradas do Paraguai, motoristas que conduzem veículos com placas estrangeiras são os principais alvos da corrupção policial.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Mercosul pode ter placa unificada para veículos

10.12.10 - Veículos brasileiros, paraguaios, argentinos e uruguaios, todos, com o mesmo modelo de placa. A adoção de uma placa comum para os quatro atuais membros do Mercosul será um dos temas debatidos na cúpula semestral do bloco, marcada para Foz do Iguaçu. Mais...

Ingresso da Venezuela ao Mercosul fica para 2011

09.12.10 - Ante uma astuta manobra parlamentar do Partido Colorado, que pretendia incluir o item na pauta, exclusivamente, para derrubá-lo, o Poder Executivo paraguaio anunciou a retirada do pedido para a aprovação da entrada da Venezuela ao Mercosul. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.