terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CGR detecta irregularidades nos hospitais da fronteira

14.12.10 - Auditores da Controladoria Geral da República (CGR), do Paraguai, detectaram inúmeras irregularidades nos hospitais públicos de Ciudad del Este e municípios vizinhos. Os pontos mais chamativos foram divulgados, nesta segunda-feira (13), em matéria publicada pelo jornal ABC Color.

De acordo com o estudo da CGR, apresentado às instituições competentes, falhas gravíssimas, como carência de sistemas de controle de estoque de medicamentos e insumos hospitalares, bem como destinação inadequada do lixo patológico, foram verificadas nos centros médicos da região.

No Hospital Regional de Ciudad del Este, os auditores detectaram inúmeras falhas contábeis, enquanto que, no Hospital Municipal de Hernandarias, constatou-se o recebimento de medicamentos vencidos, cuja destinação não consta em nenhum dos relatórios disponibilizados.

Já no Hospital Municipal de Presidente Franco, cujas atuais instalações foram recém construídas, a equipe da CGR encontrou “goteiras, rachaduras e pisos com imperfeições. Não foram registrados nos inventários os bens doados à instituição”.

No âmbito político, os auditores denunciam, ainda, a distribuição, nos anos de 2007 e 2008, de kits de parto incompletos e em sacolas plásticas com a inscrição “Administração Zacarías Irún”, referente ao ex-prefeito de Ciudad del Este, Javier Zacarías Irún, ao invés da inscrição padrão do Ministério da Saúde.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Tornado provoca estragos na região sul do Paraguai

13.12.10 - O mau tempo do último sábado (11), que trouxe alagamentos e inúmeros transtornos aos moradores da fronteira, deixou rastros de destruição em sua passagem pelo sul do Paraguai, com a formação de um tornado que afetou três localidades. Mais...

Paraguai ampliará cerco contra trabalhadores ilegais

13.12.10 - O governo do Paraguai assinou, na semana passada, um convênio com o objetivo de ampliar a fiscalização sobre o cumprimento dos direitos e a contratação de estrangeiros em situação irregular no país, em especial, nas cidades de fronteira. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.