quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Chuvas aumentam espetáculo das águas na fronteira

09.12.10 - As fortes chuvas dos últimos dias, que encharcaram os vales dos rios Iguaçu e Paraná, aumentaram ainda mais a beleza de dois dos principais cartões postais da região fronteiriça: as Cataratas do Iguaçu (BR/AR) e a usina de Itaipu (BR/PY).

Imagem de arquivo

No Parque Nacional, a vazão do rio Iguaçu encontra-se, na manhã de hoje (09), em 3.460 metros cúbicos por segundo, após ter alcançado, na terça-feira (07), pico de 4.680. A vazão normal do rio, na altura das Cataratas, é de 1.450 metros cúbicos por segundo.

Na usina de Itaipu, por sua vez, o vertedouro, que abre apenas quando há excesso de água no lago artificial da hidrelétrica, as comportas estão vertendo desde o último sábado (04), com vazão adicional de quase quatro mil metros cúbicos.

No Marco das Três Fronteiras, ponto de encontro entre os rios Paraná e Iguaçu, a vazão é igualmente elevada, devendo decrescer, no entanto, à medida que as águas das chuvas que atingem as regiões Sul e Sudeste do Brasil comecem a escoar.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Empresário de Foz é escolhido secretário do Turismo

08.12.10 - Faisal Saleh, presidente-executivo do Instituto Polo Internacional Iguassu, com sede em Foz do Iguaçu, será o próximo secretário estadual do Turismo. Foi o que confirmou, nesta terça-feira (07), o governador eleito do Paraná, Beto Richa. Mais...

Cataratas serão cenário para casamento gay

08.12.10 - O lado argentino das Cataratas do Iguaçu será cenário, no primeiro semestre de 2011, do casamento entre os empresários Pablo de Luga e Gustavo Noguera, respectivamente, presidente e vice da Câmara Argentina de Comércio Gay. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.