quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Colono brasileiro desafia indígenas paraguaios

30.12.10 - Acusado de contaminação de um riacho que abastece uma comunidade de índios guaranis da localidade de Yrybucuá, centro norte do Paraguai, o agricultor brasileiro Cesário Monczewski desafiou os indígenas a provarem suas acusações.

Em declarações reproduzidas pelo jornal ABC Color, o brasileiro, que cultiva soja em parte da propriedade de quatro mil hectares pertencente ao militar Miguel Angel Arrechea, disse cumprir com os requisitos da legislação ambiental e apontou os próprios indígenas como responsáveis pela contaminação.

Convido os fiscais da Secretaria do Meio Ambiente para que venham e que não haja dúvidas, porque considero que as acusações são falsas”, afirmou o brasileiro, apontando que os indígenas utilizam, sem controle, herbicidas para combater pragas em suas lavouras de subsistência.

Por sua vez, Epifanio dos Santos, líder da comunidade indígena, negou que os membros da tribo usem produtos químicos em suas lavouras e ratificou a versão de que funcionários a serviço de Monczewski são os responsáveis pelo despejo de substâncias contaminantes no leito do riacho.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Brasiguaios fazem protesto em rodovia do Paraguai

29.12.10 - Agricultores de origem brasileira, ameaçados de despejo por conta de um litígio judicial em Santa Rita, a 70 quilômetros da Ponte da Amizade, organizaram nesta terça-feira (28) um protesto que levou ao bloqueio do trânsito na rodovia que corta a cidade. Mais...

Com apoio paraguaio, porto seco de Cascavel é reinaugurado

29.12.10 - Com o apoio de um grupo empresarial paraguaio liderado por agroexportadores de origem brasileira, foi reinaugurado, nesta terça-feira (28), o porto seco da cidade de Cascavel, conectado à linha férrea que leva até o porto de Paranaguá. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.