sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dilma e Chávez cancelam vinda a Foz do Iguaçu

17.12.10 - Iniciada nesta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, a 40ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados terá o desfalque de dois dos convidados mais esperados pela imprensa da região: a presidente eleita Dilma Rousseff e o sempre polêmico presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Imagem de arquivo

A presença de Dilma, dada como certa até meados do meio-dia de ontem (16), foi cancelada pela presidente eleita, que alegou estar sobrecarregada com as tarefas de definição de seus futuros ministros e secretários. Dos 37 membros que irão compor o novo gabinete, apenas 20 já foram confirmados.

No meio da tarde, Dilma participaria com seu antecessor e “padrinho”, Luiz Inácio Lula da Silva, de uma reunião bilateral com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo. À noite, estaria presente no jantar de boas-vindas oferecido pelo governo brasileiro às autoridades de 35 países presentes na fronteira.

A ausência de Hugo Chávez, por sua vez, deveria-se ao problema das inundações que vêm causando estragos em algumas regiões da Venezuela. Para supervisionar pessoalmente as tarefas de atendimento às vítimas, Chávez teria decidido suspender a viagem internacional e permanecer em território venezuelano.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Cúpula de Foz será despedida do presidente Lula

14.12.10 - A Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, que começa na quinta (16) e vai até sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, marcará a despedida internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a apresentação oficial de Dilma Rousseff. Mais...

Países do G-77 assinam acordo em Foz do Iguaçu

16.12.10 - Os quatro membros do Mercosul (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai) e outros sete países em desenvolvimento assinaram nesta quarta-feira (15), em Foz, um acordo para a redução de alíquotas de importação e incentivo ao comércio multilateral. Mais...

2 comentários:

  1. A imagem do Chaves bocejando com o livro do Chomsky veio bem a calhar...

    Estariam ele e Diuma com medo de atentados ou saia-justa, pois as justificativas não foram nem um pouco plausíveis.

    Gostaria que fossem postadas notícias sobre o filme que a Kathryn Bigelow pretende fazer em Foz. E também reportagens sobre os brasiguaios herdeiros de terras tomadas na Guerra do Paraguai, visto que Paraguai e Brasil são os países com maior concentração de terra do mundo.

    Parabéns e obrigado pelas matérias que tanto concernem às nossas vidas políticas e sociais

    ResponderExcluir
  2. Sobre o filme, fomos os primeiros a noticiar logo que surgiu o projeto, ainda com o nome de "Triple Frontier". A última notícia é essa aqui:

    http://sopabrasiguaia.blogspot.com/2010/12/filme-tera-tom-hanks-no-papel-principal.html

    Sobre as terras tomadas na guerra, sabe dizer que terras seriam?

    O fenômeno da emigração brasileira ao Paraguai é "recente", teve início nos idos de 1960, com a política do Alfredo Stroessner de colonização do leste do país, até então, praticamente desabitado.

    ResponderExcluir

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.