sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Economia tem crescimento recorde em 2010

24.12.10 - Em nova revisão do índice que já era excelente, o Banco Central do Paraguai (BCP) elevou, na última quarta-feira (22), a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2010. O novo índice, calculado pelo BCP, é o maior da história do país.

Imagem: Presidência da República

Em entrevista coletiva que contou com a presença do presidente Fernando Lugo, o ministro da Fazenda, Dionisio Borda, detalhou que graças aos bons resultados alcançados pela economia ao longo do terceiro trimestre, a previsão é de que 2010 chegue ao fim com crescimento de 14,5%.

Tal percentual, que supera os 12% alcançados no ano de 1978, é o maior desde que o PIB começou a ser medido no Paraguai, na década de 1950. Para 2011, a previsão é mais modesta, porém, igualmente positiva, com crescimento de 4% a 5% no comparativo com o atual exercício.

Contribuem para a alta do PIB, em 2010, o bom momento vivido pelo setor primário (agricultura e pecuária), que responde por 52,8% da alta prevista; do setor de serviços, cuja expansão representa 29,9% do crescimento detectado; e da arrecadação de impostos, responsável por 6,5% da taxa alcista.

O bom resultado econômico não significa, no entanto, distribuição equitativa dos benefícios, tal como relembrado pelo presidente Fernando Lugo, em sua análise sobre os números.

Não é possível, e nem aceitável, que um grupo pequeno, por mais que tenha pessoas inteligentes e que trabalhem mais, invistam mais, continue acumulando mais. Uma política de distribuição equitativa destes recursos, sem dúvida, é o que faz falta ao nosso país”, avaliou.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Entidade pede simplificação do comércio com o Paraguai

18.12.10 - A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) entregará ao Banco Central um pedido de informação sobre operações de comércio exterior, com o objetivo de simplificar procedimentos de importação e exportação na fronteira com o Paraguai. Mais...

Indústria paraguaia cresce 6,5% em 2010

18.12.10 - Acompanhando a euforia do agronegócio, a indústria paraguaia fechará o ano de 2010 com crescimento de pelo menos 6,5%, índice que, nos cálculos da União Industrial Paraguaia (UIP), é a melhor marca alcançada pelo setor nas últimas duas décadas. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.