sábado, 18 de dezembro de 2010

Em Foz, Paraguai assume presidência do Mercosul

18.12.10 - O presidente Fernando Lugo recebeu das mãos do brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, a presidência semestral do Mercosul. Foi durante a 40ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados.

Imagem: Presidência da República

Em seu discurso logo após o ato de transferência de mando, Lugo afirmou que o Paraguai dará ênfase ao desenvolvimento social e institucional do bloco, à superação das assimetrias e à consolidação do processo de união aduaneira que, uma vez concluído, diminuirá as barreiras internas ao trânsito de mercadorias.

- Fotos da Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu

Daremos ênfase à consolidação da união aduaneira, ao aprofundamento dos processos de apoio à institucionalização do Mercosul e à superação das assimetrias, com um compromisso profundo de levar adiante tudo aquilo que nos comprometemos no âmbito social e cidadão”, enfatizou.

Um dos temas mais espinhosos propostos pela presidência paraguaia será, precisamente, o “enxugamento” da atual estrutura do Mercosul, considerada burocrática e pouco funcional. A respeito, Lugo indicou que uma das metas é “tornar o Mercosul mais eficiente, evitando sobreposições e racionalizando seu funcionamento”.

Outro desafio paraguaio é consolidar, ainda durante seu mandato semestral, o ingresso da Venezuela como quinto país-membro do Mercosul, algo que depende, apenas, da aprovação do Parlamento paraguaio, que por conta de desavenças com o venezuelano Hugo Chávez, já adiou a votação em inúmeras ocasiões.

Lugo espera contar, também, com o apoio dos atuais sócios para a adoção de medidas que visam diversificar a economia do Paraguai. “Não queremos ser eternos exportadores de matéria-prima e de mão-de-obra”, ponderou o presidente paraguaio, em alusão às exportações agrícolas e à emigração.

O resumo dos principais acontecimentos da Cúpula, que terminou com a assinatura de acordos entre o Mercosul e outros países e medidas como a adoção de uma placa comum para a frota automotiva do bloco e a desburocratização dos procedimentos de captura e extradição, você encontra na seção Política.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Em reunião com Lugo, Lula “tranquiliza” Paraguai

17.12.10 - Em atividade prévia à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo reuniram-se nesta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, para debater assuntos do relacionamento bilateral. Mais...

Lula prega Mercosul mais democrático e social

17.12.10 - Principal orador do ato de encerramento da 10ª Cúpula Social do Mercosul, realizado na noite de ontem (16), em Foz do Iguaçu, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a necessidade de ampliar a integração entre os países e povos. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.