sábado, 18 de dezembro de 2010

Em sua despedida, Lula beija careca de Lugo

18.12.10 - Mais além do blá-blá-blá político de sempre, a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, encerrada nesta sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, trouxe cenas engraçadas e declarações inusitadas dos mandatários participantes.

Imagem: Presidência da República

Um dos protagonistas do “Lado B” do evento foi o presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Ao discursar durante a reunião principal da cúpula, Lugo não fez as críticas esperadas pela imprensa paraguaia, porém, usou palavras que, segundo relato da @LucianaLM, via Twitter, arrancou lágrimas da tradutora.

- Fotos da Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu

Momentos mais tarde, ao receber de Lula a presidência semestral do bloco, Lugo foi surpreendido com um pouco usual gesto de carinho por parte do colega brasileiro: um beijo em sua careca. A cena foi rápida e, pelo menos nas fontes visitadas antes desta postagem ir ao ar, nenhum fotógrafo registrou a carícia.

A bitoca de Lula, talvez, tenha sido uma retribuição a Lugo por poupá-lo das críticas quanto ao descumprimento da promessa de que o acordo sobre Itaipu seria votado até o final do ano, e aos rasgados elogios feitos pelo paraguaio durante seu discurso na cúpula.

Estimado Lula, desejo expressar a você gratidão e respeito a um grande estadista, mas, sobretudo, gratidão a um ser humano excepcional, que soube conduzir seu povo ao rumo do progresso”, afirmou Lugo, cuja gratidão pessoal deve-se, entre outros motivos, ao apoio brasileiro em sua luta contra o câncer.

Encontro de freiras

Fiel ao seu estilo “descontraído”, Lula cunhou mais uma frase de efeito para o seu já vasto anedotário. Ao falar sobre as divergências entre alguns membros do bloco (notoriamente, Paraguai e Argentina), o presidente brasileiro afirmou que “o Mercosul não é um convento, não é um encontro de freiras”.

É um encontro de chefes de Estado, de países soberanos, que sempre vão ter divergências. Sempre haverá um país com interesses diferentes do outro, não tentando prejudicar o outro, mas defendendo a sua soberania e o seu interesse de desenvolver o seu país", disse.

Amor e carinho

Mesmo tendo cancelado sua vinda à cúpula, a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, foi lembrada pelos participantes. “Dilma, esperamos você com muito afeto e carinho e também com muito amor", afirmou a mandatária argentina, Cristina Kirchner.

"Vai nos fazer muito bem incorporar uma companheira do sexo feminino. Eu já me senti um pouco sozinha", complementou. Quem em breve deve sentir-se sozinha, porém, é Dilma, já que a reeleição de Cristina, após a morte de seu marido e mentor político, Néstor Kirchner, é vista como cada vez mais improvável.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Em reunião com Lugo, Lula “tranquiliza” Paraguai

17.12.10 - Em atividade prévia à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo reuniram-se nesta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, para debater assuntos do relacionamento bilateral. Mais...

Lula prega Mercosul mais democrático e social

17.12.10 - Principal orador do ato de encerramento da 10ª Cúpula Social do Mercosul, realizado na noite de ontem (16), em Foz do Iguaçu, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a necessidade de ampliar a integração entre os países e povos. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.